REVITALIZADOR

Coritiba quer aproveitar o “elixir do Atletiba”

“As vezes é bom sentir uma pressão. As críticas te fazem mostrar o que precisa melhorar, que está no caminho errado”, diz o zagueiro Werley.

Não é novidade para ninguém que o clássico Atletiba tem poderes transformadores que nenhum outro jogo tem. O duelo dos maiores clubes do Estado movimenta a cidade, mexe com a torcida e, vencer o rival pode trazer efeitos positivos para uma sequência de temporada. É justamente nisso que o Coritiba aposta para o duelo contra o Atlético, dia 10 de setembro, às 11h, na Arena da Baixada. Conquistar três pontos neste duelo pode ser o pontapé de partida que o time de Marcelo Oliveira precisa para reencontrar seu caminho positivo dentro do Campeonato Brasileiro.

O Coritiba vai tentar repetir o feito da final do Campeonato Paranaense. Em plena Arena da Baixada, o Coxa goleou o Atlético por 3×0 e encaminhou a conquista do título estadual. Nos outros dois clássicos Atletibas desta temporada, o time alviverde venceu outro, desta vez pelo Brasileirão, o Furacão venceu um e outro terminou empatado.

Essa vantagem do Coritiba nos clássicos deste ano, no entanto, ficaram para trás segundo o zagueiro Werley. Até porque os dois times, apesar de estarem separados por apenas quatro pontos na classificação do Campeonato Brasileiro, vivem momentos opostos na competição nacional. Enquanto o Furacão vem em ascensão, apesar do revés sofrido na última rodada para o Flamengo, fora de casa, o Coxa já soma três rodadas sem vitórias.

“Nossas vitórias ficaram para trás. Agora é outro momento, outra situação. O clássico é sempre um jogo diferente. A gente sabe da responsabilidade de se ganhar um clássico, que pode mudar totalmente de situação, aumenta a confiança. As vitórias nos clássicos a gente sabe porque teve. Nossa postura foi determinante em todas as vitórias. Então, a gente sabe o caminho que temos que ter para vencer os jogos. Vamos em busca disso para que possa voltar a sequência positiva”, cravou o zagueiro Werley.

Outra realidade

No clássico disputado no Couto Pereira pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Coritiba vivia seu melhor momento na competição nacional. Estava brigando pela liderança, inclusive, depois de conquistar, nas três primeiras rodadas, seis pontos. Já o Atlético tinha apenas um ponto e já passava a conviver com a zona de rebaixamento. Os papeis, agora, não se inverteram totalmente, mas o Verdão precisa, sobretudo, readquirir a confiança para se afastar de vez da parte debaixo da classificação.

“Eu acredito que a gente tem que pensar em buscar novamente as vitórias e recuperar a confiança. É claro que não podemos deixar de olhar ali para baixo, pois estamos perto e temos que encarar isso de frente. O quanto antes sairmos dali, será bom para sonharmos alto. As vitórias vão nos tirar desta zona incômoda e voltar para a parte de cima”, pontuou o lateral-esquerdo William Matheus.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Para conseguir dar a volta por cima a partir do clássico Atletiba do final da semana que vem, o Coritiba vai apostar em um período de concentração refúgio em Atibaia, no interior do São Paulo. Isso não é algo que agrade os jogadores, já que todos ficarão longe de seus familiares, mas será necessário para o time coxa-branca voltar ainda mais focado para tentar uma retomada no Brasileirão.

“Gostar ninguém gosta, mas faz parte do futebol. As vezes é bom sentir uma pressão. As críticas te fazem mostrar o que precisa melhorar, que está no caminho errado. Se estivesse no caminho certo não teria críticas. A diretoria, o presidente, a comissão técnica acharam que é melhor e vai todo mundo feliz, alegre, porque vamos trabalhar forte para ter uma sequência boa. Essa parada é importante para recuperar os jogadores, para quem tiver que evoluir fisicamente e tecnicamente. Será benéfico e tenho certeza que vamos voltar ainda mais fortes de lá”, arrematou Werley.