Corrida

Coritiba precisará de fôlego para encarar competições

O Coritiba vai ter que correr mais este ano em comparação a 2008 e essa é uma das primeiras preocupações da comissão técnica. Isso porque o Alviverde se garantiu na disputa da Copa Sul-Americana, competição que se soma ao Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Por isso, o planejamento será diferente e a boleirada vai ter que suar um pouco mais para o time poder suportar os desafios no ano do centenário. Serão 57 jogos no mínimo, mas esse número deve aumentar bastante já que o Alviverde tem tudo para avançar nas fases decisivas dos torneios disputados.

“O nosso planejamento vai ter que ser bem planejado e controlado até o final do ano com o mínimo de lesões possível”, projeta Glydston Ananias, preparador físico do Coxa. De acordo com ele, a competição a mais no calendário exige um trabalho diferenciado. “Tudo vai depender das avaliações que a gente vai fazer e do estado dos jogadores quando voltarem de férias”, aponta. Por isso, quem estiver mais gordinho vai sofrer mais. “Vamos fazer um trabalho o mais individualizado possível”, avisa o profissional.

Amanhã, após o retorno das férias, as avaliações clínicas e físicas serão iniciadas e, paralelamente, os treinos físicos também. “Não podemos perder muito tempo porque a Série A terminou depois, mas não podemos reclamar porque teremos 20 dias de preparação”, pondera Ananias. E como o time manteve uma boa base do ano passado, o trabalho será um pouco mais fácil, segundo o preparador.

“Isso ajuda a parte do trabalho, principalmente o técnico”, avalia. Mesmo assim, quem saiu de férias foi alertado para não abusar. “A gente fez um alerta para que eles se cuidassem, na parte da alimentação, da hidratação e que evitassem ingerir bebidas alcóolicas. Mas hoje os jogadores estão mais conscientes e a maioria sempre se cuida bastante”, revela. De qualquer forma, Ananias lembra que os atletas precisavam relaxar. “Eles passaram por todo um estresse físico e psicológico e merecem um período de descanso, mas são atletas e precisam voltar numa condição física próxima da que estavam antes, para não sofrerem muito nos primeiros trabalhos”, finaliza o preparador físico alviverde.

Até segunda-feira, o clube deverá divulgar se irá fazer a pré-temporada no próprio CT da Graciosa ou num outro complexo esportivo em Quatro Barras. Também está previsto um período de concentração num hotel da região metropolitana.