Paranaense 2013

Coritiba precisa vencer hoje para seguir na luta pelo título

Na contagem regressiva para o desfecho do returno (faltam apenas três rodadas) o Coritiba recebe hoje, às 18h30, a equipe do Rio Branco. A cinco pontos do líder Atlético, o Coxa precisa vencer para seguir vivo na luta pelo conquista desta fase e, consequentemente, garantir o título antecipadamente. A partir do duelo contra o Leão da Estradinha, que luta para fugir da degola, o foco do elenco é obter desempenho de 100% nos compromissos restantes.

Embalado por dois resultados positivos (3 x 2 no Arapongas e 2 x 0 no Toledo) a fase é favorável e reflete-se nos treinamentos. Ontem, no CT da Graciosa, o técnico Marquinhos Santos deixou de lado o tradicional coletivo e trocou por um animado rachão. Com direito a dois gols do goleiro Vanderlei, e o conhecido talento do agora auxiliar técnico Tcheco, a atividade demonstrou que o ambiente de trabalho, mais solto, pode fazer a diferença nessa reta final. Sem rodeios, o treinador escalou Pereira e Robinho para a vaga dos suspensos Leandro Almeida e Gil.

O torcedor que for ao Couto Pereira hoje vai ver em campo um Coritiba ciente de seus objetivos no Estadual. Restando 9 pontos em disputa, a equipe sabe que tem a chance de escrever seu nome na história do clube nesta reta final do returno. Afinal, é o tetracampeonato que está em jogo. Por isso, o jogo contra o Rio Branco é encarado como a primeira decisão. Além de estar focado, o Coxa espera também que a rodada reserve surpresas para os líderes da competição – Atlético e Londrina.

A torcida é para que os dois percam pontos neste final de semana e que o Alviverde possa tirar a diferença nos confrontos diretos contra Furacão e Tubarão. Amanhã, o Atlético visita o indigesto J. Malucelli, que se vencer o Rubro-Negro garantirá calendário para o segundo semestre, com a Série D, além de uma vaga para a Copa do Brasil 2014. Outro que não terá vida fácil é o Londrina, que mede forças contra um Paranavaí brigando ponto a ponto contra o rebaixamento.

No entanto, para o técnico Marquinhos Santos nada disso vale se a equipe não fizer o dever de casa contra o Rio Branco. Para o treinador, é preciso ter cautela no jogo de hoje. “As possibilidades passam muito pelo próprio Coritiba. Não adianta pensarmos nos próximos adversários se não fizermos a nossa parte. Por isso, o pensamento é jogo a jogo. Temos que ter cuidado, por que muito se fala em função do resultado do primeiro turno (7 x 0 pro Coxa) mas o momento é outro. O Rio Branco evoluiu e aquele jogo passou”, analisa.