Em Goiânia

Coritiba precisa melhorar retrospecto fora de casa

Goiânia – O Coritiba conseguiu emplacar a sua primeira sequência de vitórias, mas nem assim saiu da zona do rebaixamento. Um cenário que vem se repetindo rodada após rodada. A contagem regressiva para o fim da temporada já começou e, na visão do craque Alex, a tranquilidade só virá na última rodada, em dezembro. Para se manter vivo até lá, porém, o Verdão precisa de um ‘upgrade’’ no seu desempenho fora de casa. Até aqui, conquistou apenas uma vitória – 3×2 sobre o Grêmio -, ainda sob o comando de Celso Roth. Hoje, o desafio é derrotar o Goiás, a partir das 18h30, no Serra Dourada.

“O Goiás tem um ótimo desempenho em casa. Mas, com um campo de grandes dimensões, temos que saber explorar os espaços que nos serão oferecidos”, afirmou Marquinhos Santos. “Com equilíbrio na marcação, a ideia é dar liberdade aos jogadores ofensivos para que a gente consiga gols e essa vitória”. Sob a direção de Marquinhos, o Coxa conquistou apenas um ponto como visitante (num empate sofrível com o Bahia, sem gols e sem torcida). Nas três outras partidas, o time não conseguiu se impor e perdeu para Sport, Santos e Internacional, o que confere um aproveitamento muito ruim, de 8,33%.

Para Alex, no jogo desta noite, será fundamental não errar na marcação. “Temos que fechar bem os espaços. Mas, com a bola, é preciso ter coragem para agredir o adversário na busca do resultado”, afirmou o capitão coxa-branca. O craque não se deixa levar pela sequência de bons resultados. “Vencemos, mas não tem tranquilidade. Não podemos nos permitir qualquer relaxamento, pois a nossa condição de tabela continua ruim e só vamos conquistar alguma tranquilidade, acredito, em dezembro”, disse Alex, numa referência à última rodada deste Brasileirão, a única programada para dezembro.

No meio de semana, o Coritiba até comemorou uma saída provisória da ZR. Porém, na quinta-feira, com a goleada da Chapecoense sobre o Inter (5×0), o clube voltou para a 17ª posição.

Já são 23 rodadas, das 27 disputadas, ocupando uma das últimas quatro colocações. “É muito tempo lá embaixo. Isso incomoda. Mas, temos que ter tranquilidade para jogar. O time já mostrou que tem condições de fazer bons jogos. É preciso ter essa mesma atitude fora”, afirmou o goleiro Vanderlei, que não foi vazado nas duas últimas partidas. Uma sequência que tirou o Coxa da lanterna e reduziu seu risco de rebaixamento, segundo o Infobola, para 52%.