Coritiba mantém 26 dos 35 jogadores da temporada passada

A manutenção de grande parte do elenco é a grande aposta do Coritiba para repetir o sucesso do ano passado. Contando com a permanência do lateral-direito Jonas, o Coxa realiza sua pré-temporada em Foz do Iguaçu repetindo 26 jogadores dos 35 que terminaram a disputa do Campeonato Brasileiro, em dezembro. Isso sem contar que toda a comissão técnica foi mantida, sob o comando do técnico Marcelo Oliveira.

Significa que o Alviverde preservou 75% do elenco 2011, e nas peças que foram mexidas procurou oxigenar o grupo, trazendo reforços mais jovens, mas com o mesmo perfil dos que saíram. O objetivo é manter a mesma filosofia de 2011. “O que eu acho importante ressaltar é que uma característica do ano passado foi a força do elenco. O Coritiba teve quase 18 titulares”, avalia o superintendente de futebol Felipe Ximenes.

O diretor de futebol Ernesto Pedroso Júnior concorda. “A espinha dorsal da equipe foi mantida”, destaca. Como exemplos, Ximenes cita alguns atletas que brilharam em alguns momentos. “No primeiro semestre, o Anderson Aquino foi titular absoluto e o próprio Davi foi titular também. O Jeci alternou bastante com o Pereira e com o Luccas Claro”, aponta.

Na visão dele, a continuidade está sendo a natural de um planejamento acertado. “Se cobra tanto elenco dentro de um clube e não podemos analisar somente os titulares”, pondera. Na visão dele, algumas saídas como de Jeci, Leandro Donizete, Léo Gago, Marcos Aurélio e Bill fazem parte do processo. “O Donizete estava indo para o quinto ano de clube e foi extremamente útil ao clube, e agradecemos. Além disso, a torcida já estava pedindo a titularidade para Willian”, justifica Felipe Ximenes. Outros atletas, como Marcos Aurélio e Gago, o clube aproveitou o fechamento de um ciclo para retomar o investimento feito nas contratações.

Por outro lado, o Coritiba aposta em quem chega. “A gente busca jogadores com as mesmas características para se encaixar na filosofia do clube. Esse é um trabalho contínuo. O de 2012 já começamos em 2011”, finaliza o superintendente.