Brasileirão Série A

Coritiba joga bem e vence a Portuguesa por 2 a 0 no Couto Pereira

O fator “Couto Pereira” voltou a pesar a favor do Coritiba. Após ser derrotado em casa contra o Botafogo, o Coxa voltou a jogar bem e conquistou a primeira vitória na competição. O Verdão passou por cima da Portuguesa pelo placar de 2 a 0, gols de Ayrton e Éverton Costa e joga o time paranaense para o meio da tabela. A Lusa, comandada por Geninho, ex-técnico do Atlético, segue na 19.ª colocação.

Mesmo com o frio e a chuva, o jogo foi bem quente. Apesar de dominar a partida desde o início, a primeira chance de gol foi com a Lusa, em uma cobrança de falta que obrigou Vanderlei a fazer uma boa intervenção. Encurtando os espaços e explorando as jogadas pelo lado direito com Ayrton, o Coxa descia com perigo e levava perigo ao goleiro Gladson.

Até que, aos 17 minutos, o grito de gol da torcida Coxa Branca explodiu pelo Couto Pereira. O lateral Ayrton foi carregando a bola e bateu de longa distância. A bola deu um leve desvio na zaga do time paulista e foi morrer no fundo das redes. Foi o primeiro gol do jogador com a camisa do Coritiba.

Com o placar favorável e jogando bem, o alviverde continuava pressionando o adversário. Robinho, o estreante da noite, chegou a perder um gol quase em baixo da trave. O meia levou azar porque tinha passado um pouco da linha da bola. Mais tarde, Éverton Ribeiro fez uma grande jogada e cruzou para o Éverton Costa cabecear. Gledson apareceu bem para fazer a defesa.

Utilizando uma de suas armas mais letais, o contra-ataque, o Coxa chegou ao segundo gol aos 43 minutos do primeiro tempo. Boa troca de passes do Verdão. Robinho rolou a bola para Éverton Costa bater rasteiro no canto baixo do goleiro da Lusa para ampliar o marcador.

Administrando a vantagem

Decidido ir para o tudo ou nada, o técnico Geninho alterou o esquema tático da Portuguesa. O resultado deu certo, pois o time paulista voltou melhor para a segunda etapa. Contudo, faltava qualidade para a sua equipe, e as poucas chances que foram criadas iam sendo uma a uma desperdiçadas.

O Coxa, por sua vez, naturalmente relaxou em campo, mas sem deixar de levar perigo para a meta de Gledson. O zagueiro Emerson quase chegou a ampliar em uma cabeçada fulminante, mas o arqueiro da Lusa apareceu bem para fazer a defesa.

A melhor chance do time visitante foi somente aos 35 minutos. Rodriguinho fez uma boa jogada individual e bateu cruzado. Vanderlei estava vencido no lance, mas Ayrton, em cima da linha, impediu o gol de honra dos paulistas.

Sem muito interesse na partida, jogando contra um adversário que não levava muito perigo, o Coxa foi administrando o jogo até o apito final.

O próximo desafio do Coxa será contra o Flamengo, no Engenhão, no próximo sábado.