Classificado

Coritiba garante vaga com aposta na garotada

A festa para o gol de Thalisson Kelven é também a festa da garotada alviverde, que assumiu a bronca no Campeonato Paranaense. Foto: Divulgação/Coritiba.

Duas vitórias, um futebol regular e o Coritiba está na semifinal da Taça Dionísio Filho. Se há ainda muito a melhorar, e todos no Coxa admitem isso – não à toa somente ontem três atletas foram vinculados ao clube (o meia argentino Alvarenga foi confirmado, e o zagueiro Alan Costa e o atacante Pablo devem ser anunciados entre hoje e amanhã) -, o certo é que o que se viu diante de Londrina e Toledo é bem mais animador do que a trágica atuação contra o Parnahyba pela Copa do Brasil. E de um time sob fortíssima pressão, agora o Cori está prestes a ter duas decisões em uma semana, podendo ter ainda uma terceira.

Veja como foi Toledo x Coritiba no nosso Tempo Real!

As duas certas são pela semifinal da primeira fase do Campeonato Paranaense, domingo (18), às 17h, contra o Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, e pela segunda fase da Copa do Brasil, na quinta-feira (22), às 21h30, contra o Uberlândia, no Parque do Sabiá. A terceira depende do jogo de domingo – se passar pelo Foz, encara Atlético ou Rio Branco na decisão da fase – se for Atletiba, será na Arena da Baixada; se for diante do Leão da Estradinha, o jogo será no Couto Pereira.

Contra Londrina e Toledo – este, o jogo desta quarta (14), vencido por 2×0 no Oeste do Estado -, o Coritiba mostrou evolução. Principalmente no setor defensivo. Marcou melhor desde o ataque, e teve no meio-campo o setor que mais cresceu. Na verdade, foi na real aposta nos garotos que o Coxa passou a jogar mais. Quando desistiu dos reforços Simião e César Benítez, escalando Vitor Carvalho e Marcos Moser, o técnico Sandro Forner conseguiu fortalecer o time, dando suporte à zaga e fazendo o futebol de alguns jogadores (especialmente Thiago Lopes) aparecer.

A defesa, que era um setor desprotegido e preocupante, vive momentos mais seguros. Dois jogos sem sofrer gols, e Wilson tendo que salvar o time apenas uma vez, no final do jogo de ontem, quando Renan Dutra acertou uma cabeçada perigosa quando o jogo ainda estava 1×0 e o empate do Toledo eliminaria o Coxa. Thalisson Kelven e Romércio apareceram com a qualidade dos tempos das categorias de base, inclusive marcando gols – a abertura do placar no 14 de Dezembro foi de Kelven, desviando um escanteio cobrado por Julio Rusch.

Julio Rusch foi um dos melhores do Coxa. Foto: Divulgação/Coritiba FC
Julio Rusch foi um dos melhores do Coxa. Foto: Divulgação/Coritiba FC

O camisa 8 do Coxa é o jogador mais simbólico desta arrancada. Não foi o que mais brilhou (Moser foi o destaque contra o Londrina, Vitor Carvalho contra o Toledo), mas Rusch é em quem mais se deposita as esperanças de liderar essa nova geração alviverde, que ganhou espaço definitivo no time. Ontem, eram sete titulares, “guiados” por Alecsandro, William Matheus e Wilson – Iago, ainda jovem, não foi formado no clube.

Confira como ficou a classificação da primeira fase do Campeonato Paranaense!

E se a meninada sofreu com as críticas, terminou passando no primeiro teste. Terá agora mais tarefas pela frente. Decisões em sequência, a começar pela grande sensação do Paranaense, o Foz do Iguaçu, treinado pelo ex-zagueiro alviverde Allan Aal. A dificuldade só irá aumentar. Mas, assim como a confiança da diretoria, a esperança da torcida segue depositada nos garotos do Alto da Glória.

FICHA_TOLEDO_x_CORITIBA-1