Poucos estreantes

Coritiba aposta nos experientes pra vencer o Atletiba da Arena

"Quem vai estar do outro lado é o Atlético", diz o lateral-esquerdo Carlinhos. Foto: Antonio More

O clássico Atletiba, por si só, já traz emoções e sensações diferentes para os jogadores que entram em campo. E o Coritiba terá, neste primeiro embate contra o Atlético em 2017, pelo Campeonato Paranaense, neste domingo, às 17h, na Arena da Baixada, atletas que já tiveram a oportunidade de disputar o principal confronto do futebol do Estado. Do provável time alviverde que o técnico Paulo César Carpegiani vai colocar em campo, nada menos do que oito jogadores já jogaram um Atletiba.

Dos jogadores que devem entrar em campo, o que mais atuou contra o Furacão foi o lateral-esquerdo Carlinhos. Foram, ao todo, oito clássicos desde que o jogador chegou ao Coxa, em 2013. O ala já teve a oportunidade de, nos anos de 2013 e 2014 enfrentar equipes alternativas do rival e garantiu que o fato de usar os reservas não aumenta a responsabilidade do Coritiba para este duelo na Arena.

“Não tem diferença. Quem está jogando está representando o Atlético. O time alternativo, quando tem uma oportunidades eles dão o máximo para estar jogando, aparecendo. Então, quem estará em campo é o Atlético. Independentemente disso a gente tem que focar, se concentrar bem e não relaxar em momento nenhum”, apontou o lateral do Coritiba.

Além de Carlinhos, outros sete jogadores que farão parte do time titular do Coritiba já enfrentaram o Atlético. São os casos do goleiro Wilson, dos zagueiros Walisson Maia e Juninho, do volante Edinho, do meia Ruy e dos atacantes Kléber e Henrique Almeida. Os dois avantes, inclusive, serão as esperanças de gols do Verdão para conseguir vencer o rival em plena Arena da Baixada.

Henrique Almeida disputou seu último clássico contra o Atlético no Brasileirão de 2015, no Couto Pereira, quando o Coritiba venceu por 2×0. O camisa 91, além da boa atuação, provou sua grande fase e marcou o gol que abriu o caminho da vitória alviverde ainda no primeiro tempo da partida. Ele lembrou com carinho do gol marcado diante do rival e ressaltou o clima diferente que o clássico Atletiba traz.

“Atletiba tem um clima diferente desde a entrada em campo. Foi um jogo em casa e a torcida nos levou para dentro do estádio. É clima de Atletiba mesmo, de clássico. Então, fui muito feliz de marcar o gol do Coritiba, ganhamos jogos e fizemos, na oportunidade, um excelente jogo. Espero que no domingo seja igual”, cravou Henrique Almeida.

Matheus Galdezani é um dos estreantes em Atletiba. Foto: Albari Rosa
Matheus Galdezani é um dos estreantes em Atletiba. Foto: Albari Rosa

Novatos

Por outro lado, três jogadores vão debutar no principal clássico do futebol paranaense. O zagueiro Werley, que veio do Figueirense e deverá atuar mais uma vez na lateral-direita, o meia Matheus Galdezani, que em 2016 defendeu as cores do CRB, e o atacante Neto Berola, que chegou ao clube no ano passado, mas estava no departamento médico quando o Coritiba enfrentou o Atlético, no segundo turno do Brasileirão, na Vila Capanema. O camisa 9, inclusive, vive novamente um bom momento e será uma das principais armas ofensivas do time de Carpegiani para vencer o Furacão, na Arena e voltar para o topo da classificação do Estadual.