Caldeirão

Coritiba esquece pressão e quer fazer valer o mando de campo

Carpegiani ‘ignora’ boa fase do Corinthians e quer mais uma vitória dentro do Couto. Foto: Antonio More

A arrancada no Campeonato Brasileiro depois da chegada do técnico Paulo César Carpegiani, apesar de ter tirado o Coritiba da zona de rebaixamento, ainda não deu a tranquilidade necessária para conseguir respirar aliviado no certame. O Coxa, depois da derrota por 1×0 para a Chapeceonse – a primeira sob o comando do treinador no Brasileirão -, conseguiu ficar fora do Z4, mas tem apenas dois pontos de vantagem e, se não quiser voltar para a zona perigosa do torneio, terá que vencer o Corinthians, amanhã, às 21h45, no Couto Pereira.

Este risco de voltar para a zona de rebaixamento está fazendo parte da vida do time coxa-branca. Mas, para Carpegiani, essa pressão faz parte da vida de jogadores que defendem grandes clubes. “Pressão sempre existe, não a tiro de cima dos ombros dos meus jogadores. Só tem essa responsabilidade quem está em grande clube. Pressão faz parte da vida profissional, não quero pressão vou jogar uma pelada no final de semana”, declarou o comandante alviverde.

No Brasileirão, sob o comando de Carpegiani, o Coritiba conseguiu três vitórias, dois empates e uma derrota, totalizando rendimento de 61%, ou seja, aproveitamento de time que está brigando pelo G4. O Verdão, com dois pontos de vantagem para o Figueirense, primeiro time da zona de rebaixamento, tem agora uma tabela difícil pela frente.

Além de encarar o Corinthians, que está na quarta colocação, o Coxa terá pela frente ainda Sport e Palmeiras, ambos fora de casa. O treinador alviverde, com seu discurso realista e pensando jogo a jogo, pontuou a dificuldade da tabela para a equipe e reforçou a obrigação de vencer o Timão dentro de casa.

“Nós temos uma tabela, não se queixando, mas ingrata. Tem ainda Sul-Americana. Mas quarta já temos jogo com o Corinthians e temos que vencer. Estamos tentando reconquistar o torcedor com resultados em campo. Nós temos a meta que é vencer o Corinthians dentro de casa. Nossa obrigação é o Corinthians. Depois começamos a pensar no próximo adversário”, acrescentou ele.

Desde que chegou ao Coritiba, há pouco mais de um mês, o técnico tem conseguido, aos poucos, arrumar a casa. O Verdão, que perdeu alguns pontos importantes na primeira parte do Campeonato Brasileiro jogando no Couto Pereira, tem feito valer o fator casa. Nos quatro jogos que fez sob o comando do treinador, o Coxa conseguiu quatro vitórias (três pelo Brasileirão e uma pela Sul-Americana). Manter este aproveitamento contra o Corinthians, amanhã, será fundamental para se manter fora da zona de rebaixamento e também para respirar um pouco mais aliviado no Brasileirão.

Cirurgia

O atacante Neto Berola, que sofreu uma entrada dura do zagueiro Willian Thiego na derrota por 1×0 para a Chapecoense, acabou fraturando o tornozelo, deve passar por uma cirurgia e dificilmente voltará a jogar nesta temporada. Para encarar o Corinthians, os atacantes Evandro e Kazim devem ser as principais opções para formar o sistema ofensivo coxa-branca.