Recuperação

Coritiba espanta má fase com goleada em Florianópolis

Rildo comemora um de seus gols na Ressacada. Gol que dá fôlego ao Coxa. Foto: Eduardo Valente/Estadão Conteúdo

O Coritiba deu um bico na má fase e voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo vivendo seu pior momento na competição nacional, o time alviverde lembrou bastante o grande início de campeonato que fez, voltou a ser competitivo e goleou o Avaí por 4×1, na noite de quinta-feira (13), na Ressacada, em Florianópolis. Vitorioso depois de sete rodadas, o Coxa se afastou da zona de rebaixamento, chegou aos 19 pontos e se reaproximou da parte de cima da classificação. Agora na 10ª posição, o Verdão vai tentar embalar novamente diante do Fluminense, domingo (16), às 19h, no Couto Pereira.

Veja como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Em crise e diante de um adversário em ascensão, o Coritiba entrou em campo com outra postura para enfrentar o Avaí, na Ressacada. O atacante Iago, surpresa na escalação na vaga de Henrique Almeida, durou menos de dez minutos em campo. Machucado, deu lugar para o atacante Neto Berola. O camisa 9, então, saiu do banco de reservas para desequilibrar o jogo a favor do Verdão. Aos 10 minutos, Neto Berola sofreu pênalti de Judson. Kléber, na sua despedida antes da suspensão de 12 jogos que terá que cumprir, bateu com perfeição e abriu o placar.

O Avaí, que pouco fez em termos ofensivos, acordou e passou a assustar o goleiro Wilson. Foi aí que apareceu o goleiro Wilson. Aos 17, o arqueiro alviverde salvou o chute de Rômulo, na cara do gol. Mas um minuto depois não teve jeito. Marquinhos cobrou falta da lateral, surpreendeu o goleiro coxa-branca e empatou a partida.

LEIA MAIS: Kléber tem suspensão mantida pelo STJD

Mas a resposta do Coritiba foi imediata. Somente um minuto depois, Neto Berola fez outra boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Rildo recolocou o Verdão em vantagem. A partir daí, prevaleceu a organização do Coxa. Enquanto o Avaí rodava a bola e insistia nas ligações diretas, o time de Pachequinho tinha espaços para atacar, mas não conseguiu encaixar um contra-ataque para ampliar a vantagem. A equipe catarinense, acostumada a jogar em transição e nos erros dos adversários, não teve força ofensiva suficiente para furar a boa postura defensiva alviverde na etapa inicial.

Em vantagem, o Coritiba manteve a boa postura defensiva e seguiu com o controle do jogo. Com espaços e com os contra-ataques a sua disposição, o Verdão não conseguia criar lances de perigo. As melhores oportunidades surgiram em bolas paradas e sempre com Thiago Carleto. O lateral, em duas oportunidades, obrigou o goleiro Douglas a fazer grandes defesas.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

O Avaí, mais nervoso em campo e pressionado pelo seu torcedor, não tinha poder de reação e vivia de bolas cruzadas na área do Coritiba. O Verdão, então, conseguiu controlar as investidas da equipe catarinense. O técnico Pachequinho reforçou a marcação com a entrada do volante Edinho no lugar do atacante Neto Berola.

Aproveitando da instabilidade dos donos da casa, o Coxa definiu a vitória nos minutos finais de partida. Aos 34, Carleto cobrou falta e Rildo aproveitou o rebote de Douglas para fazer o terceiro. Deu tempo ainda para Henrique Almeida, já nos acréscimos, marcar o quarto para garantir os três pontos em Florianópolis.