Impossível?

Coritiba encara três desafios seguidos contra os melhores times do País

Depois do Timão em São Paulo, o Coritiba enfrenta o Grêmio e o Cruzeiro no Couto Pereira. “Temos que vencer”, resume Henrique Almeida. Foto: Marcelo Andrade

Em busca de reação no Campeonato Brasileiro, o Coritiba, para deixar a zona de rebaixamento e espantar a má fase, precisa fazer algo raro na sua caminhada dentro da competição nacional até agora: vencer times que estão brigando na parte de cima da classificação. O duelo contra o Corinthians, quarta-feira que vem, em São Paulo, pode ser apenas a segunda vitória alviverde contra os times do pelotão de frente, já que até agora, o Verdão conseguiu vencer somente o Palmeiras, ainda no início do Brasileirão, no Couto Pereira.

O Coritiba se apega também aos recentes tropeços que o Corinthians teve contra times que estão lutando contra o rebaixamento. Dentro de casa, o Timão perdeu para Vitória e Atlético-GO, que estão na briga junto com o Coxa contra a queda à segunda divisão do próximo ano. Para o zagueiro Cléber Reis, passou a hora do Verdão voltar a vencer e não vê o time paulista, apesar de líder isolado do Brasileirão, como um bicho de sete cabeças.

“É o momento sim. Já devia ter acontecido antes, há muitos jogos atrás, quando jogamos muito bem, mas a vitória não veio. Não adianta jogar bem se o resultado não vem. Agora é o momento. Não é o bicho de sete cabeças. É um time grande, que todos respeitam, vai jogar em casa, com sua torcida, mas chegou a hora de botar a cabeça no lugar que nós podemos sair vitoriosos. Se não vier a vitória, um ponto para nós é positivo e esse ponto pode fazer a diferença lá na frente”, explicou o defensor alviverde.

O Coritiba tem 12 jogos para vencer pelo menos metade para permanecer na primeira divisão. Segundo o atacante Henrique Almeida, o time coxa-branca não pode mais adiar a sua reação no Campeonato Brasileiro, independentemente dos adversários que virão pela frente. Além do Corinthians, fora de casa, o Verdão vai encarar, em sequência, Grêmio e Cruzeiro, no Couto Pereira, que também estão na parte de cima da tabela.

“O pensamento tem que ser esse, não pode ficar escolhendo o jogo que vai ganhar, que vai tentar ganhar ou empate. Claro que fora de casa um ponto é importante. Vamos para o jogo contra o Corinthians respeitando o adversário, é líder do campeonato e faz uma excelente campanha. Vamos buscar jogar de igual para igual, jogar para ganhar o jogo. Como eles precisam ganhar para manter a liderança, nós precisamos ganhar para sair dessa situação em que estamos”, pontuou o camisa 91 alviverde.

Em 26 rodadas, o Coritiba conseguiu apenas sete vitórias no Campeonato Brasileiro. Na reta decisiva da competição nacional, precisa de pelo menos seis resultados positivos para não ser rebaixado. Apesar dos números não ajudarem, o atacante Henrique Almeida garantiu que o Verdão vai conseguir seu objetivo e permanecer na primeira divisão.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

“Tenho certeza que vamos ganhar as seis partidas pelo menos e vamos deixar o Coritiba na primeira divisão, que é o lugar onde merece estar. Tenho certeza. Temos que começar a ganhar e melhorar para as vitórias virem, para a confiança voltar e para a gente sair dessa situação”, arrematou o centroavante coxa-branca.

Dos sete primeiros colocados, além da única vitória sobre o Palmeiras, ainda no começo do Campeonato Brasileiro, o Coritiba conseguiu empate e derrota contra Botafogo e Santos. No primeiro turno do Brasileirão, empatou sem gols contra o Corinthians, no Couto Pereira, além de ter perdido para Grêmio, Cruzeiro e Flamengo, todos fora de casa.