Esperança

Coritiba encara Nacional de olho no Furacão

É uma decisão bastante estranha. o Coritiba tem poucas chances de ser campeão estadual, mas a torcida tem um bom motivo para encher o Couto Pereira hoje à tarde. Diante do Nacional, o Coritiba volta a jogar em casa e apresenta o técnico René Simões, que venceu Atlético e CSA enfiando quatro gols em cada um, e é ídolo da galera. “Eu me identifiquei muito com o clube, sou coxa-branca, mas temos que fazer com que o lado profissional prevaleça e vou ter que estar concentrado”, analisa o treinador.

O confronto contra o Guerreiro do Norte começa às 15h40 e o time terá Willian, Pedro Ken e Renatinho como novidades.

Mas a maior novidade que todos querem ver é o treinador. “É uma relação complicada e gostosa. Toda relação que envolve paixão é complicada, mas tem o lado gostoso, o lado positivo. Deveria ser um relacionamento profissional. Estou no clube, sou profissional e deveria olhar tudo o que cerca com muito profissionalismo, mas esse carinho da torcida eu tenho que me controlar muito para que quando começar o jogo o estádio esteja vazio”, avalia René. Pensar num estádio vazio é a forma que ele usa para não se abalar com vaias, nem se empolgar com os aplausos.

Mesmo assim, o jogo pode valer um título. Para tanto, o Cianorte precisa segurar o Rubro-Negro na Baixada. Será que eles conseguem, René? “O Cianorte não é nosso problema. É problema do Atlético e deles mesmos. Que façam a parte deles. O nosso problema é o Nacional e nós temos que fazer a nossa parte porque se eles fizerem lá e nós não fizermos aqui vai ficar muito feio e não quero passar vexame”, avisa. O raciocínio é válido. O Alviverde precisa vencer de qualquer forma e esperar o tropeço do arquirrival, porque do contrário pode desperdiçar a chance de erguer a taça por não fazer a lição de casa.

Mas o meia Pedro Ken tem um recado bem especial para o pessoal do Leão do Vale do Ivaí. “Para ajudar a gente. Até para eles, se conseguirem essa vitória vão aparecer muito mais e vai dar uma valor maior à equipe”, diz. O jogador acredita que é possível, sim, um tropeço do Furacão.

“Futebol tem toda essa emoção e todo mundo gosta justamente por isso. Não dá pra prever o que vai acontecer e o Cianorte tem toda a chance de ganhar lá na Arena. Mas temos que pensar só em vencer esse jogo contra o Nacional e esquecer o outro jogo porque o que tiver que acontecer, vai acontecer”, aponta.

Na equipe, Cleiton, Leandro Donizete e Marcelinho Paraíba estão fora pelo terceiro cartão amarelo. Os substitutos serão Willian, Pedro Ken e Renatinho. Havia a possibilidade de Carlinhos Paraíba ser deslocado para a meia com a entrada de Guaru na ala-esquerda, mas o treinador preferiu mexer somente o necessário para não descaracterizar demais a formação.