Coritiba e Palmeiras fazem jogo do “Carbono Neutro”

Quem for ao Couto Pereira esta noite vai participar de uma iniciativa inédita no futebol brasileiro. Pela primeira vez no País, toda a emissão de carbono de uma partida de futebol será neutralizada com o plantio de árvores.

O jogo “Carbono Neutro” faz parte das comemorações do centenário do Coritiba. Com ele, o clube quer se colocar na linha de frente do combate ao aquecimento global, neutralizando a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Segundo Roberto da Silva Júnior, gestor de marketing do Coxa, a ação é inédita em uma partida entre clubes. “Na última Copa do Mundo, todos os jogos foram ‘carbono neutro’. Mas isso não aconteceu em nenhuma outra partida no mundo”, afirma.

Para calcular a quantidade de carbono emitida durante o jogo, o Coxa conta com a ajuda da empresa Max Ambiental. “Eles vão verificar todos os detalhes que envolvem estádio, jogadores, árbitros, imprensa e torcida. Refeições, quilômetros rodados, iluminação… Tudo entra na conta”, explica Roberto.

Com a expectativa de um público de 20 mil pessoas, o clube já tem uma estimativa dos números finais. “O jogo deve gerar cerca de 30 toneladas de carbono. Para neutralizar isso, é necessário o plantio e a manutenção por oito anos de cerca de 150 árvores”, diz o diretor alviverde.

A torcida também vai ajudar. Torcedores que planejam uma grande queima de fogos já se comprometeram a participar do plantio de árvores. A emissão média de cada artefato está sendo calculada e também vai entrar na conta.

As árvores serão plantadas em uma área no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. As mudas serão cedidas pelo Instituto Ambientaldo Paraná (IAP).

O clube diz que não irá gastar quase nada com o projeto. “A Max Ambiental fará o estudo em troca do uso de  espaços publicitários. A prefeitura de Quatro Barras cederá o terreno e fará a manutenção. E o plantio das árvores será feito por torcedores”, afirma Roberto.