Coritiba é oficialmente líder da Série B

A torcida pelo coirmão deu certo. O Paraná Clube fez a parte dele, goleando o Náutico por 4 x 0, ontem, na Vila Capanema, e o Coritiba agora é oficialmente líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de dormir de sexta para ontem na ponta da tabela, agora o Alviverde vai passar a semana inteira como o número 1 da Segundona. E mais: com o objetivo alcançado, pois parte para aumentar cada vez mais a diferença sobre o 5.º colocado, que é justamente o Tricolor.

A meta é acumular gordura para tropeços futuros, sendo o primeiro deles será no próximo sábado, às 16h10, exatamente contra o Paraná. “Temos um objetivo nesta reta final do primeiro turno, que é se afastar o maior número de pontos possíveis do quinto colocado. Precisamos fincar o pé de vez no G4 e não sair mais. Assim, se os adversários tropeçarem a gente vai se mantendo na ponta da tabela”, analisa o técnico Ney Franco. Isso começou ontem, com o Coxa já abrindo um ponto de vantagem sobre o 2.º colocado, o Náutico – 24 a 23 pontos.

Segundo o técnico Ney Franco, a equipe tem atingido seus objetivos graças ao equilíbrio. “Nossa equipe encontrou um equilíbrio dentro da competição, que está fazendo ela ter números expressivos num campeonato muito difícil”, destaca o treinador alviverde. Para ele, a campanha alviverde é brilhante. “Se for ver qualquer competição de nível estadual ou nacional, é muito difícil ter uma sequência de resultados positivos como a gente está tendo. Isso é fruto de ter uma equipe equilibrada em todos os setores”, avalia Ney. Ele tem razão, pois os cinco pontos de distância do Paraná Clube garantem a gordura necessária para se manter no G4, mesmo que o Coxa venha a perder o clássico.

Na programação alviverde está o retorno ao Couto Pereira nas primeiras colocações, já que o retrospecto no Alto da Glória é muito mais favorável do que atuando em Joinville. Por falar nisso, nesta semana o Coritiba ainda vai tentar uma última cartada para diminuir a pena imposta pelo STJD. Se conseguir, voltar para casa antes do previsto.

Reclamações

Alguns jogadores campeões do Brasileiro de 1985, título que completou 25 anos ontem, esperavam uma lembrança maior do clube pela data, mas tiveram que se contentar com um jantar promovido por um grupo de torcedores. Outros lamentaram que não receberam as medalhas oferecidas pela CBF aos jogadores, que teriam sido desviadas na época.

Futuro

O Coxa já iniciou a captação de recursos via renúncia fiscal para projeto da academia de formação de atletas. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido, enquanto empresas interessados disponibilizam até 1%. A administração dos recursos será feita em conjunto com o Instituto Pratique Esporte e a prestação de contas será direta no Ministério dos Esportes. Mais informações podem ser obtidas no clube pelo telefone (41) 3218-1909.