Segunda chance

Coritiba apostará em nova geração em 2019

Em 2018, Nathan fez nove jogos pelo time profissional e marcou um gol. Ano que vem, deve ter mais oportunidades no Coxa. Foto: Albari Rosa

Ainda quieto, sem alarde, mas trabalhando nos bastidores, a diretoria do Coritiba deve apresentar, no início da pré-temporada, um pacotão de reforços para ter um ano melhor em 2019. Mas junto com essas novas contratações que fazem parte da reformulação que o elenco vai passar, a cúpula alviverde deve também contar com jogadores mais jovens. Mescla de juventude e experiência que pode dar liga já nas disputas do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil, no primeiro trimestre do ano que vem.

+ Leia também: Sandro Forner vê falta de tempo e experiência como ‘culpados’ por fracasso

Neste ano, o Coxa chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. No time que teve este bom resultado, jovens valores apareceram e podem ser aproveitados no time principal no início do ano. Alguns nomes foram observados pelo técnico Argel Fucks e devem compor o grupo que vai iniciar a pré-temporada no dia 2 de janeiro, como o lateral-esquerdo Vinicius Araújo, o zagueiro Geovane, os meias Matheus Bueno e Luizinho e os atacantes Talysson Lalau, Nathan e Pablo Thomaz.

Mas o planejamento será bem diferente daquele que foi realizado no início de 2018. O presidente Samir Namur cumpriu a promessa de utilizar os jogadores da base que, no começo da temporada, eram maioria. A intenção era fazer com que os jovens fossem testados visando a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Poucos, na verdade, mostraram capacidade de ajudar o clube.

+ Mais na Tribuna: Revelação do Coxa espera se firmar no time em 2019

Por isso, o dirigente admitiu o fracasso nessa tentativa e já descartou um planejamento parecido com esse para 2019. Assim, esses jogadores que podem ganhar uma chance de fazer parte do elenco do Coritiba já no começo do ano que vem, terão, ao longo da disputa do Campeonato Paranaense, uma espécie de “vestibular”, visando a sequência da temporada, especialmente a segunda divisão.

Pablo Thomaz também deve fazer parte dos planos de Argel Fucks em 2019. Foto: Albari Rosa
Pablo Thomaz também deve fazer parte dos planos de Argel Fucks em 2019. Foto: Albari Rosa

A expectativa, no entanto, é de que a realidade de 2019 seja bem diferente daquela vista nesta temporada. Poucos jogadores que subiram da base deram o resultado esperado. Apenas o zagueiro Thalisson Kelven e os volantes Julio Rusch e Vitor Carvalho é que conseguiram uma sequência melhor no time principal. Tanto que, para o ano que vem, somente Vitor Carvalho vai iniciar a temporada com o status de titular.

Mesmo tendo sido um dos jogadores que subiram da base que mais atuaram neste ano, Thalisson Kelven foi irregular durante a temporada. Acabou perdendo espaço depois da chegada de Argel. Já Julio Rusch, depois de fazer um excelente Campeonato Paranaense, não manteve o mesmo nível de atuação e terminou o ano no time de aspirantes.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

Para 2019, esses jogadores mais novos que devem ganhar oportunidades do treinador, terão que mostrar mais. Terão que, sobretudo, transformar a fome de recolocar o Coritiba na primeira divisão de 2020 em boas apresentações dentro de campo.

“Minha expectativa é a mais positiva possível. Tenho em mente conquistar ainda mais o meu espaço dentro do time, mostrando o meu potencial. Espero que o time consiga atingir um entrosamento coletivo, que nos dê um excelente desempenho durante todo o ano e assim possamos levar o Coritiba à elite do futebol brasileiro”, afirmou o atacante Nathan, um dos candidatos a se firmar na equipe alviverde.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!