Sem medo do passado

Contra o PSTC, Coritiba quer mudar a história

Vencer o PSTC ou simplesmente conseguir a classificação para a grande final do Campeonato Paranaense amanhã, às 16h, no Couto Pereira, servirá também para o Coritiba exorcizar um fantasma que perseguiu o clube nas duas últimas edições do Campeonato Paranaense. Foram contra times do interior que o Verdão, em 2014 e 2015, perdeu a chance de conquistar o título e por isso já amarga duas temporadas na fila para recuperar a hegemonia do futebol paranaense.

Em 2014, o Coritiba, depois de fazer uma campanha regular durante a primeira fase do Estadual e ainda contando com o meia Alex no seu elenco, conseguiu terminar entre os primeiros colocados e, nas quartas de final, eliminou o Rio Branco vencendo as duas partidas do confronto. Na semifinal, no entanto, o Verdão foi surpreendido pelo Maringá.

A Zebra, que em 2016 sucumbiu no Estadual e não evitou o rebaixamento, foi o algoz do Coxa. No primeiro duelo da semifinal, o time coxa-branca, jogando fora de casa, perdeu por 2×1 e veio para o duelo no Couto Pereira com boas chances de classificação. Mas a atuação abaixo da média da equipe e o empate em 1×1 culminaram com a eliminação precoce.

Vice em casa

No ano passado a história se repetiu, mas foi um pouco pior. Depois de fazer grande campanha na primeira fase e de liderar o certame de ponta a ponta, o Coxa abriu caminho para a conquista do título estadual. O Atlético, seu principal rival, quase foi rebaixado e o Paraná, eliminado nas quartas de final pelo Operário, não foram, dessa vez, seus principais concorrentes.

Nas quartas de final, com duas vitórias convincentes, o Coxa eliminou o Cascavel e avançou para a próxima etapa do certame. Na semifinal, o Londrina foi o adversário. Depois do revés por 1×0 sofrido no interior , o Coxa, no Couto Pereira, jogou o suficiente para vencer o Tubarão por 3×0 e assegurar sua vaga na grande decisão.

O concorrente alviverde foi o Operário. O time coxa-branca, depois de perder por 2×0 o duelo de ida, sofreu uma humilhação ainda pior no Couto Pereira. Além de não conseguir reverter a vantagem do Fantasma, o Verdão foi derrotado por 3×0 e viu mais uma vez o título do Campeonato Paranaense escapar para uma equipe do interior.

Na reta decisiva do Paranaense deste ano, o Coritiba já tem superado algumas marcas. Com a terceira colocação na primeira fase do Estadual, o time coxa-branca, para chegar à final da competição, teria somente adversários que o venceram na primeira fase. Nas quartas de final, o Verdão venceu duas vezes o Toledo e, na semifinal, já passou uma vez pelo PSTC e tem a chance de confirmar o favoritismo e chegar na finalíssima sem deixar dúvidas da sua qualidade.