Após ressaca da Copa do Brasil, Coxa precisa se reencontrar

Ainda juntando os cacos da perda do título da Copa do Brasil para o Palmeiras, na quarta-feira passada, o Coritiba já volta a campo hoje para enfrentar a Ponte Preta, às 21h, no Moisés Lucarelli, pela 9.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ontem, no Couto Pereira, o time realizou o último treinamento, antes de viajar para Campinas, e o cenário não trouxe boas lembranças.

Ao subir para o gramado, os jogadores e comissão técnica ainda presenciaram os resquícios da decisão, com muito papel picado no campo e funcionários limpando as arquibancadas e desmontando as estruturas montadas para a grande final. Todo o elenco andou em silêncio pelo gramado, relembrando o que aconteceu três dias atrás. “Vem sim aquela imagem da festa da torcida, o jogo ainda passa pela nossa cabeça, mas faz parte da nossa profissão. Alguns jogadores mais calejados já tiveram experiências anteriores e não tem como voltar atrás”, afirmou o técnico Marcelo Oliveira. “É complicado voltar depois de uma decisão, mas somos profissionais e temos que continuar trabalhando para buscar os pontos no Campeonato Brasileiro”, declarou o lateral-direito Ayrton.

De fato, não há tempo para lamentar. Com apenas 7 pontos, o Coritiba ocupa a 16.ª posição na tabela, fora da zona de rebaixamento apenas por ter vitórias a mais que o Bahia (duas contra uma). Por isso, a Copa do Brasil já ficou para trás e a recuperação no Campeonato Brasileiro tem que ser imediata. “Agora é começar a recuperação no Campeonato Brasileiro. Temos todo um semestre pela frente ainda. Já fizemos alguns trabalhos, mais recreativo para descontrair, mas temos um grupo comprometido, profissional e tenho certeza que vamos fazer uma boa partida contra a Ponte Preta”, ressaltou o treinador.

O goleiro Vanderlei se mostrou preocupado com a possibilidade de a equipe entrar na zona do rebaixamento e ressaltou que o foco tem que ser totalmente na competição, sem sentir o peso da derrota passada. “Sabíamos que tínhamos condições de sair com o título, mas não podemos dar mole. Estamos próximos da zona do rebaixamento e se perdermos para a Ponte Preta com certeza vamos entrar. Então temos que acordar no campeonato”, alertou.

Ainda mais que o objetivo colocando pelo elenco é, assim como foi em 2011, brigar por Libertadores, que, no momento está oito pontos distantes do Coritiba. “Na Copa do Brasil brigamos por uma vaga na Libertadores e no Brasileiro tem que ser assim. Temos condições de brigar lá em cima”, apontou Ayrton.