Ansiedade não deixa Ivo Wortmann dormir

O técnico Ivo Wortmann provavelmente amanheceu hoje, pegou os jornais na hora do café e deu algumas bocejadas lamentando mais uma noite mal dormida. Não por ser um dia de clássico, mas por ser mais um dia difícil na vida de treinador de futebol. Para ele, é assim sempre que tem jogo.

“Eu não durmo muito legal em véspera de qualquer jogo. Não é só o clássico, não. Vivemos de resultado, nossa responsabilidade é muito grande. Nos preocupamas com todos os detalhes, começamos a repensar se o que foi feito está próprio para o jogo. O pré-jogo tem momentos de grande ansiedade e muita dúvida”, revela o treinador.

Para ele, nessas horas que antecedem a entrada no estádio, no vestiário, na sala de preleção e, finalmente, no gramado, passam diversas coisas pela cabeça. “Porque tu fica imaginando o que vai acontecer. E, no pós-jogo, o treinador tem a sensação de alívio quando ganha o jogo, mas sabe que dali a três, quatro dias, tem outro igual ou pior”, aponta.

E no Atletiba, como é? “O jogo tem o mesmo caráter dos outros, mas pelo que desperta de interesse dos torcedores é como se fosse uma decisão de campeonato”, avalia. E para o Coritiba é mesmo.

Vencer significa passar à frente do Rubro-Negro na tabela. “O adversário está dois pontos na nossa frente e, se vencermos o jogo, ultrapassamos. Nosso pensamento, apesar da qualidade do adversário, é fazer um grande jogo, emocionante e que o resultado nos favoreça”, projeta o comandante alviverde.

No âmbito pessoal, Ivo tem três Atletibas no currículo, com duas vitórias e um empate, mas prefere não lembrar o que passou para não gerar nenhuma animosidade do outro lado. “Se não for a maior rivalidade, é uma das maiores do futebol brasileiro. É uma pena que esse clássico seja no início de uma competição”, destaca.
Marcos Aurélio será a grande novidade de uma equipe que volta a sofrer alterações.

Ele fará a estreia ao lado de Ariel Nahuelpán no ataque, para as saídas de Roger e Carlinhos Paraíba. O restante do time permanece o mesmo que venceu o Iguaçu por 1 a 0. Após o clássico, o Coritiba folga no meio de semana e enfrenta o Foz no domingo que vem.