Alviverde não conseguiu eliminar jogo de retorno

O objetivo do Coritiba, de eliminar o jogo de volta na estreia da Copa do Brasil, parou numa apresentação bem abaixo do que a equipe vem mostrando no Campeonato Paranaense.

Mesmo com um jogador a mais na maior parte do tempo, o Coxa venceu o Ypiranga por apenas 1 x 0, ontem à noite, no Colosso da Lagoa, em Erechim-RS. O gol alviverde ainda nasceu em circunstâncias polêmicas, aos 21 minutos do 1.º tempo, com o lateral-direito Jonas em impedimento.

Agora, na próxima quinta-feira, o Coritiba joga pelo empate no Couto Pereira para seguir em frente na competição. Enquanto a partida de volta não chega, o time volta a se concentrar no Estadual, pois domingo tem clássico contra o Atlético.

O Coritiba repetiu ontem o que vem ocorrendo com ele nas recentes edições da Copa do Brasil: teve dificuldades para eliminar o jogo de volta. Vide as participações contra Ulbra Ji-Paraná, Tuna Luso, Holanda e Luverdense, em 2007, 2008, 2009 e 2010.

A expectativa era de que contra o Ypiranga o “tabuzinho” caísse no Rio Grande do Sul, mas ele persistiu. Assim, a semana de folga no apertado calendário alviverde foi por água abaixo.

A missão de avançar para a 2.ª fase da Copa do Brasil com um jogo só – o regulamento prevê que se o visitante vencer por dois ou mais gols de diferença pula para outra etapa – exigia um futebol com mais consistência,. o que não aconteceu.

Principalmente por que desde os 19 minutos do 1.º tempo o time atuou com um homem a mais. Emerson xingou o árbitro Célio Amorim e foi expulso. Com a vantagem numérica, e superado o ímpeto inicial do time da casa, o Coritiba passou a mandar na partida e levou sorte no gol de Jonas.

Visivelmente em impedimento, ele aproveitou uma bola sobrada na área e mandou no canto. Atrapalhado pelo sol, o assistente Claudemir Mafessoni não viu a banheira do camisa 2.

Perdendo, o time local parece que nem sentiu a falta de um jogador e foi para cima – quase chegou ao empate em dois bons lances, enquanto apenas Marcos Aurélio teve outra boa oportunidade no 1.º tempo.

No 2.º tempo, a partida ficou nervosa. Tudo por que o Coxa aceitou a pressão do Ypiranga, que atacava de forma desacorçoada, enquanto o Coritiba buscava sem convicção o gol que eliminaria os gaúchos.