Coritiba vira em cima do Bahia e já está em segundo

Era para ser com sofrimento. Em uma partida complicada, o Coritiba penou para conseguir a vitória sobre o Bahia, ontem, no Couto Pereira.

Os alviverdes contaram de novo com a eficiência nas bolas paradas e na qualidade de Marcel, que marcou dois gols e chegou a 17, passando a ser o maior artilheiro do clube em uma única edição do campeonato brasileiro, vencendo a marca de Zé Roberto, que fez 16 em 1973. Com o resultado, o Coxa terminou o sábado como vice-líder da competição.

O time baiano começou a partida dominando as ações ofensivas. O Cori tinha dificuldades para sair jogando, porque Lula Pereira orientou sua equipe a avançar a marcação. E no primeiro arremate a gol o Bahia abriu o placar: aos cinco minutos, Possato cruzou da esquerda e colocou na cabeça de Didi, que venceu Fernando.

A resposta coxa veio logo. Na vontade, Ceará sofreu falta de Ramos – aos 11 minutos, Alexandre Fávaro cobrou e Marcel, aproveitando a bobeada de Emerson, cabeceou com estilo, empatando o jogo e terminando com um jejum de cinco jogos sem marcar. Dali em diante, o Coxa partiu para o ataque. Aos 25, Lima se atrapalhou com a marcação baiana e perdeu boa chance. Os espaços apareciam pelas laterais, principalmente com Lira, que apoiava com qualidade pela esquerda. Para segurar o ímpeto alviverde, o Bahia abusava das faltas e da cera, parando o jogo.

Aproveitando a indisposição de Ceará, Paulo Bonamigo colocou Maurinho e pediu para que ele e Lira forçassem as jogadas pelas laterais. Apesar da intenção coxa, a primeira chance do segundo tempo foi do Bahia, com Ramos quase marcando. E aos 10 minutos, a defesa coxa vacilou na cobrança de falta ensaiada e Valdomiro marcou o segundo gol do Bahia.

Precisando de maior força de ataque, o treinador alviverde colocou Edu Sales no lugar de Lima. Mas o Coritiba seguia tendo problemas para chegar, piorados com o recuo em massa do Bahia. Só restavam as bolas paradas – e, aos 17, Alexandre Fávaro acertou de novo o cruzamento, e Danilo encobriu Emerson, empatando a partida.

Na última alteração do Coxa, Djames entrou no lugar de Fávaro – sangue novo, mas também com qualidade nas bolas paradas. E, aos 36, ele cobrou escanteio na cabeça de Marcel, que venceu Emerson e virou o jogo. Ainda houve tempo para a expulsão de Valdomiro, que pagou pela agressão de Didi em Danilo, que teve que sair de campo com a boca e o nariz sangrando. Mais uma prova da disposição coxa pela vitória, fundamental para o caminho coxa rumo à Libertadores.

CAMPEONATO BRASILEIRO
CORITIBA 3X2 BAHIA

Coritiba: Fernando; Ceará (Maurinho), Danilo, Edinho Baiano e Lira; Willians, Roberto Brum, Jackson e Alexandre Fávaro (Djames); Lima (Edu Sales) e Marcel. Técnico: Paulo Bonamigo

Bahia:

Emerson; Guto, Valdomiro, Accioly e Chiquinho; Neto, Ramos, Possato (Cícero) e Preto; Jean Carlos e Didi. Técnico: Lula Pereira

Súmula
Local:

Couto Pereira
Árbitro: Fabrício Correa (RS)
Assistentes: Sérgio Buttes Cordeiro Filho (RS) e Villi Tissot (RS)
Gols: Didi 5 e Marcel 11 do 1°; Valdomiro 12, Danilo 17 e Marcel 36 do 2º
Cartões amarelos: Roberto Brum, Alexandre Fávaro, Maurinho (CFC); Didi, Jean Carlos, Accioly, Neto, Chiquinho (BAH)
Cartão vermelho: Valdomiro
Renda: R$ 55.700,00
Público total: 7.809

Voltar ao topo