Coritiba vence o Icasa e segue na Copa do Brasil

O sonho da Copa do Brasil continua vivo para o Coritiba. Ontem, garantiu vaga na segunda fase com uma vitória por 3 a 1 sobre o Icasa, no Couto Pereira. Começou bem o treinador Estevam Soares, que estreou no comando do Coritiba, substituindo Márcio Araújo. Agora, o próximo adversário é o Náutico, num confronto entre dois dos principais candidatos ao título da Série B do Campeonato Brasileiro. O Náutico goleou em casa, 4 a 1, o Rio Branco, do Acre, e também está classificado.

A CBF vai anunciar amanhã a data e o local da primeira partida.

Só a vitória interessava ao Coritiba e a torcida coxa-branca compareceu em bom número para empurrar a equipe, como havia pedido o novo treinador da equipe. Mais de 7 mil pessoas foram ao Alto da Glória para conferir o confronto com um time recheado de ex-jogadores do Coritiba. Na entrada em campo, eles tiveram tratamento diferenciado. Enquanto todo o estádio vaiou os anúncios de Marciano e Alcimar, Marco Antônio e Nelsinho receberam os aplausos dos amigos e familiares que foram ao estádio.

O jogo começou em ritmo lento, com as duas equipes errando muitos passes. O primeiro chute a gol só aconteceu aos 14 minutos, com Jackson, que aproveitou rebote da zaga do Icasa e bateu por cima do gol.

O Coxa insistia muito nas jogadas pelo meio e esbarrava na marcação cearense. Aproveitando a apatia do time paranaense, a equipe de Juazeiro do Norte começou a investir nos contra-ataques. Num deles, Marciano perdeu um gol feito, após falha da zaga coxa-branca.

Como os laterais do Coxa quase não tocavam na bola, o zagueiro Índio resolveu se arriscar na ponta-direita e se deu bem. Ele passou pela marcação e bateu cruzado. Jefferson estava no caminho e desviou de calcanhar, matando o goleiro Valdo.

O Icasa quase chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Cristóvão estava livre na área, mas não conseguiu dominar um cruzamento de Alcimar.

Logo aos 4? da segunda etapa, o Coritiba não teve a mesma sorte. A defesa paranaense bateu cabeça e a bola sobrou para Alcimar. O goleiro do Coxa saiu bem do gol, mas deu rebote para Marciano, que apenas tocou para o gol livre.

O time cearense ainda comemorava quando Eanes fez grande jogada pela direita, invadiu a área e rolou para Jefferson, que fuzilou a meta defendida por Valdo, colocando o Coxa de novo na frente.

A partir daí, a equipe do técnico Estevam Soares passou a administrar o resultado, valorizando a posse de bola e se arriscando menos no ataque. O Icasa só conseguia levar perigo nas bolas paradas, mas esbarrava nas defesas de Arthur.

O Coritiba garantiu a classificação aos 19?. Jackson bateu uma falta na área. Anderson apareceu no segundo pau e cabeceou, encobrindo o goleiro Valdo. ?Foi uma jogada que treinamos ontem (terça-feira). A intenção era jogar no meio da área, mas tive a felicidade de encobrir o goleiro?, revelou o capitão coxa-branca.

Sem condições de reagir, o time cearense só ameaçava nas cobranças de falta.

Mas Arthur, em noite inspirada, garantiu a classificação para o Coxa.

Longe do ideal

A classificação para a segunda fase da Copa do Brasil fez a festa da torcida coxa-branca, mas ainda não deixou totalmente satisfeito o técnico Estevam Soares.

?A equipe ainda está longe do que precisamos para brigar pelo título da Copa do Brasil, do estadual e da Série B?, avaliou o treinador.

Mas se o futebol apresentado pelo Coritiba ainda deixa a desejar, a raça dos jogadores alviverdes mereceu elogios do novo técnico, que estreou ontem no comando da equipe.

?A determinação dos atletas e a vontade que eles estão de vencer fez a diferença mais uma vez?, destacou Estevam.

Entre os atletas, quem mais comemorou o resultado foi o atacante Jefferson, que marcou dois dos três gols coxas na vitória de 3 a 1 sobre o Icasa. ?Aqui no Coritiba não está sendo fácil conseguir as oportunidades. Felizmente hoje eu aproveitei em dois momentos e marquei dois gols?, disse o atacante, que aproveitou a comemoração do segundo para fazer um protesto contra o racismo. ?Sou negro, adoro ser negro e sempre vou defender a minha cor?, afirmou.

Estadual

No domingo o Coritiba volta a campo, mas dessa vez pelo Campeonato Paranaense. O adversário será o J.Malucelli. A partida está confirmada para o Estádio do Pinheirão, em Curitiba. Eanes, Jefferson e o lateral-esquerdo Ricardinho cumprem suspensão automática e desfalcam o coxa na primeira partida das quartas-de-final do estadual.

Copa do Brasil
1ª fase – Jogo de volta
Local: Couto Pereira
Árbitro: José Acácio da Rocha (SC)
Assistentes: Joel Vronsky e Ângelo Rudimar Rechi (SC)
Gols: Jefferson 34′ do 1.º, Marciano 4′ e Jefferson aos 7′, Anderson aos 19′ do 2.º.
Cartões Amarelos: M. Batatais, Guaru (CFC); Nelsinho, M. Antônio (ICA)
Renda: R$ 57.137,50
Público: 6.693 pagantes (7.486 total)

Coritiba
Arthur; Indio, Anderson e Marcelo Batatais; James, Peruíbe, Jackson, Guaru (Juninho) e Ricardinho; Eanes (Anderson Gomes) e Jefferson (Ludemar). Técnico: Estevam Soares.

Icasa
Valdo; Ivan, Nelsinho, Alex Costa e Pulinho; Tottonho, Marco Antônio (Eridon), Thiago Santos (Robson) e Alcimar; Marciano e Cristóvão (Vanvan). Técnico: Jorge Luiz.

Voltar ao topo