Coritiba pode ficar sem Keirrison por oito meses

A notícia caiu como uma bomba no Alto da Glória. O atacante Keirrison, novo xodó da torcida coxa-branca, pode ficar até oito meses afastado dos gramados. Grande destaque da nova geração alviverde, Keirrison, de apenas 17 anos, sofreu uma grave lesão na vitória do Coritiba sobre o Paranavaí, no último domingo. A suspeita é que o jogador tenha rompido o ligamento cruzado anterior do joelho direito.

O resultado de um exame de ressonância magnética, aguardado para a manhã de hoje, deve confirmar o que já era previsto pelo médico Walmir Sampaio na tarde de ontem. ?Existe uma suspeita que ele tenha feito uma lesão no ligamento cruzado anterior. Se houver a confirmação, o tratamento é cirúrgico e o tempo de recuperação é de no mínimo seis meses?, revelou Sampaio.

Nesse caso, Keirrison estaria fora de praticamente toda a temporada, desfalcando o Coxa durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. ?Se for uma lesão séria, é muito prejudicial para nós, porque ele vem desempenhando um papel muito importante. Vamos torcer para que seja alguma coisa que ele possa se recuperar logo?, diz o técnico Márcio Araújo.

Por enquanto, o certo é que Keirrison está fora do clássico do próximo domingo, contra o Paraná Clube, e também da estréia do Coritiba na Copa do Brasil, contra o Icasa, na quarta-feira da semana que vem. ?Na melhor das hipóteses, ele sofreu um entorse leve e se recupera em 15 dias?, diz o médico alviverde.

Se for confirmada a ruptura de ligamentos, a cirurgia deve acontecer dentro de duas a três semanas. A lesão seria a mesma sofrida pelo atacante Dagoberto, do Atlético, que ficou cerca de oito meses longe do futebol.

Surpresa

A gravidade da contusão de Keirrison pegou a todos de surpresa. Ele se machucou no último lance do jogo contra o Paranavaí, quanto sofreu um pênalti aos 46? do segundo tempo. A dividida com o zagueiro Sandro não parecia ter tido conseqüências mais sérias. Os jogadores da equipe do interior chegaram a reclamar que o atacante teria simulado a penalidade. ?Num primeiro momento, a gente entendia que não era muito grave. Talvez a gente não tivesse muita noção porque foi no fim do jogo?, recorda Márcio Araújo. Após o jogo, Keirrison ainda fez uma visita à sede da torcida Império Alviverde, onde conversou e tirou fotos com os torcedores.

Mas na última segunda-feira o estado do joelho do jogador assustou os médicos do Coxa. ?Ele se apresentou para a revisão médica com o joelho bastante inchado e na análise clínica foi constatada essa suspeita?, diz Sampaio.

Ludemar pode ser o substituto de Keirrison

O técnico Márcio Araújo já começa a pensar no substituto de Keirrison para o clássico contra o Paraná, domingo no Pinheirão. O atacante Ludemar, que estava cotado para deixar o time titular, deve ganhar mais uma chance. Quem também pode aparecer no ataque alviverde é Jefferson, que ontem voltou a trabalhar com o grupo, após se recuperar de uma contratura na coxa.

O meia Guaru e o zagueiro Índio também foram liberados pelo departamento médico e podem ganhar uma oportunidade no clássico. Guaru se recupera de uma fratura no nariz e usou durante parte do treino de ontem uma máscara protetora.

A principal dúvida de Márcio Araújo é quanto à formação tática ideal para encarar o Tricolor. Se o treinador optar por manter o 4-3-3 que vem utilizando nas últimas partidas, Jefferson e Anderson Gomes podem formar o ataque ao lado de Ludemar e Eanes.

Mas Márcio também estuda mudar o time para um 3-5-2. Assim, Índio entraria no lugar de Keirrison e Ludemar disputaria com Jefferson uma vaga na frente. A pressão da torcida sobre Ludemar, que tem sido vaiado nos jogos no Couto Pereira, pode pesar na decisão do treinador. ?O caso do Ludemar a gente tem que avaliar. Se nós colocamos ele para jogar, sob pena de termos toda essa pressão em cima dele, ou se nós o protegemos neste momento e o preparamos para uma melhor situação?, diz o técnico coxa-branca.

Além de Keirrison, o Coxa também não terá o zagueiro Anderson, que recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Paranavaí. Assim, Henrique e Marcelo Batatais estão confirmados na zaga alviverde.

Voltar ao topo