Conforme a lei

Coritiba libera captação de imagens do Atletiba do Couto Pereira

Na Arena, apenas a equipe contratada pelos clubes teve direito a filmar o jogo. Foto: Jonathan Campos

O Atletiba decisivo do Campeonato Paranaense, que acontece neste domingo (7), às 16h, no Couto Pereira, terá cobertura completa da imprensa, com direito às emissoras de televisão poderem captar imagens do jogo e da festa do campeão estadual. Ao contrário do Atlético, que sequer liberou as imagens do clássico disputado na Arena da Baixada, no último domingo (30), o Coritiba autorizou as equipes de tv filmarem a partida no Couto.

De acordo com o Coxa, a decisão tomada pelo Furacão no primeiro confronto foi respeitada, mas com a partida sendo realizada sob seu mando, o credenciamento será aberto normalmente a todos os veículos, conforme política de comunicação do próprio clube

Embora nenhum canal tenha comprado os direitos dos jogos, a legislação brasileira garante o flagrante jornalístico, com uso de uma fração do jogo para exibição em telejornais. A regra legal não foi seguida na Arena. A Lei Pelé (9.615/1998), com base no direito constitucional à informação para a sociedade, dá o direito a todos os meios de comunicação de registrar e divulgar até 3% dos eventos esportivos, mesmo que sejam particulares. O Rubro-Negro fez a própria edição e não colocou gols nela.

A estratégia atleticana foi lamentada na Rede Globo. Durante o Fantástico de domingo (30), o apresentador Tadeu Schmidt explicou aos telespectadores a situação bizarra. “A Rede Globo não possui o direito de transmissão da final do Campeonato Paranaense. Nós solicitamos os gols aos clubes, mas até o momento não recebemos resposta”, resumiu.