Coritiba joga a última chance na Libertadores

O Coritiba teve pouco tempo para curtir a vitória por 2 a 1 no primeiro Atletiba da decisão do campeonato paranaense de 2004.

Hoje, às 21h15, a equipe volta a campo para mais um jogo de vida ou morte no Couto Pereira, desta vez pela Copa Libertadores da América. A partida contra o Sporting Cristal, líder do grupo 9 com 10 pontos, vai definir o futuro do Cori na competição internacional. Para se manter na disputa, o Coxa precisa vencer por uma boa diferença de gols – já que o Olímpia tem os mesmos 5 pontos, mas um gol a mais no saldo – e torcer para um empate entre o próprio Olímpia e o Rosário Central, da Argentina. As duas partidas acontecem no mesmo horário e fecham a primeira fase.

Por se tratar de uma competição diferente, os jogadores estão conscientes de que o que aconteceu sábado ficou para trás. “Cumprimos nossa função, que era de reverter a vantagem. Agora temos que nos concentrar em outro objetivo, que é vencer o jogo com boa diferença e seguir adiante na Libertadores”, diz o capitão da equipe Reginaldo Nascimento. Apesar de garantir que o grupo está separando bem as competições, o zagueiro ainda sente reflexos físicos do clássico. Ontem, enquanto a maioria de seus companheiros descansava na concentração, ele era submetido a um tratamento intensivo no tornozelo. “Ainda está dolorido, mas até a hora do jogo sara. Não ficaria fora de uma partida dessa por nada desse mundo”, diz.

Positivo

Não foram apenas reflexos negativos como a contusão de Nascimento que vieram do clássico. A recuperação da auto-estima da equipe pode ser uma arma importante para a partida decisiva de hoje à noite. “Uma competição nada tem a ver com a outra. Mas não há como negar que o astral após uma conquista importante como a de sábado nos dá ainda mais confiança. Isso é muito importante nesse momento”, diz Nascimento. “Essa é a semana das nossas vidas e toda força é necessária.”

Para outro jogador, o clássico com o Atlético serviu para exorcizar um “demônio” criado pela própria torcida coxa-branca. No empate em 1 a 1 com o Olimpia, o atacante Aristizábal, grande nome do time, perdeu gols incríveis e desabafou ao marcar o primeiro gol do Atletiba. “Fizeram uma novela em cima daquele jogo. A resposta está aí”, disse após o clássico.

Ontem, ele mudou o discurso e, com um papo de poucos amigos, disse que perder gols faz parte da vida do atacante e que não dá para prever quando vai acontecer. Quando indagado se esperava repetir a boa atuação de sábado, foi direto. “Não posso prever se vou fazer ou não gols. O empenho sempre vai haver, mas não adianta só empenho. É como o goleiro que faz lindas defesas e toma um gol aos 47 minutos do segundo tempo. Sempre vai haver cobranças e estou preparado para elas.”

Lopes forçado a mexer no time que joga hoje à noite

Na cabeça do técnico Antônio Lopes, o ideal para a partida de hoje à noite, contra o Sporting Cristal, seria manter o time que venceu o Atlético no domingo.

Afinal, também na partida válida pela Libertadores da América, só a vitória interessa e a postura ofensiva da equipe agradou em cheio – mesmo que a expulsão de um jogador adversário tenha ajudado muito.

Entretanto, o desejo do treinador não poderá ser realizado. Apesar do ótimo desempenho do meia Rodrigo Batatinha no Atletiba, ele não poderá jogar porque não está inscrito na Libertadores, fato lamentado por Lopes. “Queria ter conhecido esse jogador melhor antes.

Como não adianta chorar sobre o leite derramado, a solução encontrada por Lopes foi promover, inicialmente, o retorno do meia Ígor à equipe titular. A grande questão, entretanto, é saber se ele poderá entrar em campo, uma vez que deixou o gramado do Couto Pereira sentindo o tornozelo, tal qual o zagueiro Reginaldo Nascimento e o atacante Luís Mário. “Ainda estou sentindo bastante dor”, disse Ígor, deixando um suspense no ar.

Na cabeça de Lopes, entretanto, não há dúvidas. Se Ígor não reunir condições de jogo até a noite, a idéia é escalar o lateral-esquerdo Lira improvisado como meia-esquerda. Dependendo das circunstâncias do jogo, ele poderia se revezar com Adriano, fazendo as vezes de ala. Em algumas oportunidades, Ricardinho ganhou a oportunidade, mas desta vez Lira tem maior chance de ficar com a vaga.

Se Ígor ainda sente muitas dores, a boa nova do treino da manhã de ontem foi a liberação do atacante Luís Mário para o treinamento. Ele também deixou o gramado no sábado com uma contusão, mas recuperou-se bem no domingo e participou normalmente do treinamento. Ele está confirmado no ataque ao lado de Aristizábal, para formar a dupla de ataque que é a grande esperança da torcida coxa-branca de continuar sonhando com a Libertadores da América. “Ainda dá. Temos apenas que fazer a nossa parte”, garantiu o queridinho da torcida, Luís Mário.

Copa Libertadores da América
Local: Couto Pereira
Horário: 21h15
Árbitro: Carlos Chandia (Chile)
Assistentes: Ruben Selman (Chile) e Lorenzo Acuna (Chile)

CORITIBA
x
SPORTING CRYSTAL

CORITIBA
Fernando, Jucemar, Miranda, Reginaldo Nascimento, Adriano, Ataliba, Márcio Egídio, Igor (Lira), Capixaba, Aristizábal, Luís Mário. Técnico: Antônio Lopes

SPORTING
Gustavo Roverano, Amilton Prado, Miguel Villalta, Alberto Rodríguez, José Moisella, Norberto Araujo, Henry Quinteros, Sergio Junior, Jorge Soto, Juan Cominges, Carlos Orejuela. Técnico: Wilmar Valencia

Voltar ao topo