Coritiba inicia 2004 com planos ousados

O ano de 2004 começa oficialmente para o Coritiba amanhã, às 15h. É a hora marcada para a apresentação do elenco e da nova comissão técnica, comandada agora por Antônio Lopes. Inicia-se a temporada mais importante do clube nos últimos anos, valendo a inserção definitiva do Coxa no cenário internacional e a afirmação no Brasil.
Pela primeira vez em sua história, o Coritiba vai disputar duas competições internacionais no mesmo ano – mesmo que a Copa Sul-Americana tenha a sua fase ?regional?, com os times brasileiros jogando entre si. A menina dos olhos, entretanto, é a Copa Libertadores, que para o Cori começa no dia 6, à meia-noite (horário de Brasília), contra o Sporting Cristal, em Lima.

Contando que a sul-americana tenha a mesma fórmula do ano passado, o Coxa já tem 61 partidas garantidas nessa temporada – as seis da primeira fase da Libertadores, sete no paranaense, 46 no brasileiro e duas na ?seletiva? da sul-americana. ?É um calendário que poucos times têm no Brasil. Só o Coritiba e mais quatro?, reconhece o capitão Reginaldo Nascimento, que está prestes a renovar contrato.

Para encarar tantos jogos (seguindo nas competições, o Cori pode chegar a 90 partidas), a diretoria tem consciência de que será preciso de elenco e de trabalho. A busca de jogadores vai prosseguir, já que no máximo quatro reforços chegarão amanhã. Não se descarta, inclusive, a possibilidade de ?agendar? contratações, pensando no brasileiro e na segunda fase da Libertadores.

Quanto ao trabalho, as esperanças estão depositadas na experiência de Antônio Lopes. O treinador está motivado com a possibilidade de voltar ao futebol – ele ficou sete meses afastado – já em um torneio de vulto. ?Qualquer profissional quer participar da Libertadores. Eu sei o quanto uma boa campanha é importante para uma carreira?, comenta.

O objetivo é pavimentar um caminho duradouro para o Coritiba. Para os dirigentes, não interessa passar pela Libertadores da mesma forma que em 86, quando o clube caiu na primeira fase. ?Nós gostamos do que vimos em Assunção, uma festa muito bonita e organizada. Por isso, eu e o (presidente) Giovani Gionédis fizemos um pacto: no final do ano, vamos estar lá também, para uma nova participação do Coritiba?, finaliza o vice-presidente Domingos Moro.

Só falta Baier fechar contrato

O time do Coritiba para 2004 começa a aparecer. Confirmada a contratação de Luís Carlos Capixaba e faltando detalhes para a vinda de Luiz Mário, a diretoria tem pressa agora para firmar contrato com Paulo Baier. E não está descartada uma segunda fase de contratações.

Isso porque alguns jogadores estão vinculados até a metade do ano, e isso dificulta a negociação. O único jogador que deve vir mesmo com contrato em vigência é Paulo Baier. Os outros seriam ?deixados? para o final de maio. Dois nomes fortes nesse planejamento do Coritiba são Marquinhos, ex-Paraná, e Tcheco, que segue na Arábia Saudita.

Acertados

Luís Carlos Capixaba, que disputou o brasileiro pelo São Caetano, é o único jogador confirmado pela diretoria. E para anunciar a contratação de Luiz Mário, restam pequenos detalhes.

Voltar ao topo