Coritiba goleia e tira um peso dos ombros

Ufa, Coritiba! Ufa, Macuglia! Se futebol é resultado, o Alviverde mostrou que continua vivo, e como! Voltando a mostrar um futebol de primeira, o Coxa não tomou conhecimento do Caxias e despachou os gaúchos da Copa do Brasil por 4 a 1, ontem, no Couto Pereira. Com a goleada, a equipe do Alto da Glória está na próxima fase da competição e seu treinador respira um pouco mais aliviado.

O próximo adversário do Verdão será o Ulbra/RO nos dias 14 e 21 de março ou 4 de abril.

Com a cabeça na guilhotina pelos maus resultados, Macuglia resolveu apostar num time mais experiente.

Sacou Keirrison e Marlos e apostou em Geraldo e Eanes pra que erros primários não ocorressem mais. Se não foi brilhante, longe disso, o Coritiba mostrou muito mais disposição do que no apático empate diante do Iguaçu. Atuando com três zagueiros e liberando mais os alas, o Alviverde foi para cima e criou boas jogadas até Leandro acertar o pé.

O goleiro Silva já vinha fazendo grandes defesas, mas o petardo do zagueirão no canto baixo levantou o Couto. Era tudo o que o time precisava pra ganhar a confiança da galera e deslanchar. Tinha espaço pra mais, com as boas escapadas de Eanes, mas o arqueiro caxiense fez a sua parte. Como nem tudo eram flores, a zaga não prestou atenção na primeira bola alçada na área e Max cabeceou com precisão e empatou.

A arquibancada ficou apreensiva e começou a cobrar mais da equipe.

Pediu ?raça?, mas foi necessário o treinador apostar em Marlos, no intervalo, pro time ganhar nova vida e buscar os gols necessários e despachar o retrancado grená gaúcho.

E como ganhou vida esse Coxa. E com ele, Marlos.

O piá da Graciosa recebeu uma bola mascada, deixou dois para trás e chutou prensado com Tiago Machado, encobriu Silva e abriu o caminho da classificação.

Não demorou muito e Leandro acertar um novo petardo, dessa vez no ângulo, e saiu novamente para o abraço. Era o marcador desejado para o Coritiba conseguir a classificação, mas ao invés de outras jornadas, o time continuou em cima, buscando uma vantagem maior. E, após Marlos brigar com a marcação e puxar um belo contra-ataque, a bola ficou pra Edmílson rolar a Eanes que fuzilou a meta de Silva e libertar a prometida ?dança da lagarta?.

Mesmo classificado, Macuglia ainda teve que ouvir gritos de ?burro? por ter deixado a piazada no banco.

COPA DO BRASIL
1.ª Fase ­ Jogo de volta
Local: Couto Pereira
Árbitro: Robério Pereira Pires (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Jr. (SP) e Ânderson José de Moraes Coelho (SP)
Gol: Leandro  aos 17 e Max aos 32 do 1.º tempo; Marlos aos 7, Leandro aos 15 e Eanes aos 23 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Juninho (COR), Márcio Rozário, Edmílson, Hélton, Leandro, Marcelo Carioca, Henrique
Renda: R$ 47.275,00
Público pagante: 4.282
Público total: 5.294

Coritiba 4 x 1 Caxias

Coritiba
Café; Henrique, Douglão e Leandro; China (Marlos, 1 do 2.º), Juninho, Pedro Ken, Geraldo e Fábio Lopes (Carlão, 35 do 2.º tempo); Eanes (Keirrison, 25 do 2.º) e Edmílson. Técnico: Guilherme Macuglia

Caxias
Silva; William, Max e Diego Borges; Tiago Machado, Hélton (Endrigo, 19 do 2.º), Jorge Luís, Diógenes (Jônatas, 35 do 2.º) e Márcio Rozário; Marcelo Carioca e Juninho (Givaldo, 15 do 2.º). Técnico: Paulo Porto

Guilherme Macuglia mais aliviado após a ótima vitória

?Temos muito a fazer ainda.? A constatação é do técnico Guilherme Macuglia, que tirou um peso das costas ao levar o Coritiba à classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Com os 4 a 1 sobre o Caxias, o treinador pode finalmente respirar um pouco mais aliviado e começar um melhor planejamento de sua equipe com novos jogadores e mais tempo para trabalhar. ?Nós estamos corrigindo (erros), contratando jogadores, já que não ficou uma base do ano passado, nós estamos passando por um processo de avaliação e eu sabia disso?, desabafou o profissional.

Segundo ele, a torcida vem sofrendo muito por estar na segunda divisão e ser lembrada a todo momento pelos rivais e isso aumenta a pressão em cima da equipe. ?Nós pedimos um pouco de paciência porque vamos encorpar esse time e esse time vai subir esse ano, independente das pessoas que estiverem aqui.

As dificuldades que passamos eram previstas e estamos conscientes que estamos trabalhando com naturalidade e passando tranqüilidade para esses jogadores jovens?, avaliou.

Sobre a partida de ontem, Macuglia disse que a grande vantagem de sua equipe aconteceu no início do segundo tempo, quando o Caxias se perdeu na marcação. ?Nós definimos um posicionamento diferente e a equipe lá atrás teve uma sustentação muito boa.

Mas, o mais importante é que os jogadores estão crescendo na parte tática e física e a gente fica contente também pelos meninos, que estão muito pressionados e na palestra eu disse que eles deveriam lutar, independente de qualquer situação, e eles fizeram um grande trabalho?, elogiou.

Contratações

Ontem, a diretoria do Coritiba confirmou as contratações do goleiro Artur e do lateral-esquerdo Douglas. ?Faltam algumas coisinhas, mas espero que dê tudo certo. Sempre deixei claro que gostei de jogar aqui?, declarou o arqueiro, que foi devolvido ao Cruzeiro, mas preferiu investir na volta ao Alto da Glória.

O contrato já está assinado e só falta o jogador se desvincular da Raposa. Já o lateral foi contratado numa parceria do Alviverde com Assis Moreira, empresário e irmão de Ronaldinho Gaúcho. Hoje, ele firma o acordo e já começa a trabalhar no CT da Graciosa. Os dirigentes ainda negociam com um zagueiro, que pode ser anunciado nas próximas horas.

Voltar ao topo