Coritiba enfrenta Santos e a descrença da crítica nacional

Se as provações consistem em matar “um leão por dia”, o Coritiba tem um baita desafio a partir das 18h, na Vila Belmiro. Não só haverá um Leão (o Emerson) pela frente, mas um Santos recheado de novidades e mordido para buscar a recuperação moral após perder a Taça Libertadores da América. Vencer significa manter-se entre os primeiros do brasileiro e mostrar para o País inteiro que o Cori deixou de ser surpresa.

É inevitável que as atenções do futebol brasileiro estejam voltadas para a Vila Belmiro. “Todo mundo quer saber como o Santos vai reagir”, confessa o técnico alviverde Paulo Bonamigo. Além disso, muitos querem ver o que é que o Coritiba (que está no litoral paulista desde a tarde de ontem) realmente tem -afinal, este é o confronto do terceiro (Santos) contra o quarto colocado (Cori). “A visibilidade é maior”, admite o goleiro Fernando.

E o trabalho do Coritiba pode até ser complicado com as mudanças programadas por Leão – ele sacou da equipe os jogadores convocados para a seleção sub-23. “Quem entrar vai estar babando”, resume o volante Reginaldo Nascimento. “Não podemos esquecer que foi essa base que goleou o Bahia por 4×0”, relembra Bonamigo – o Cori não passou de um empate com os baianos.

E tais mudanças (que tiram Robinho e Diego do jogo) afetam, em tese, a própria preparação alviverde para a partida desta tarde-noite. Bonamigo montou a equipe durante toda a semana acreditando que os dois destaques do Santos jogariam, e já estava inclusive certa a marcação individual em ambos. Sem os “meninos?, o Cori pode ser até surpreendido. “Por isso é que temos que respeitar o Santos com qualquer formação que venha”, diz o treinador coxa.

Mas não pergunte muito mais sobre o adversário para Bonamigo. Talvez pela quase obsessão dos treinos dessa semana, quando só se falava em Santos (dentro e fora do campo), o técnico alviverde prefere conversar sobre sua equipe. “O nosso rival tem qualidade, mas meu pensamento está voltado para o Coritiba. Nós temos que cuidar dos nossos problemas”, avisa.

E estes são poucos. Bonamigo teve a condição de manter a equipe que venceu o São Caetano – formação que, exceção à disputa entre Willians (que joga) e Roberto Brum (lesionado), é considerada a ideal. “Nós temos uma forma de jogar, e nós não podemos ficar longe dela, mesmo jogando fora de casa. Nosso interesse é vencer a partida, o que seria muito importante”, afirma o treinador alviverde.

Sem dúvida. Três pontos na Vila Belmiro mantém o Cori perto do Cruzeiro e deixa o Santos na obrigação de vencer o jogo adiado contra o Atlético – no momento, as duas equipes têm 27 pontos, mas os paulistas têm um jogo a menos. E vai provar – mais uma vez – que o sonho da Libertadores não é apenas sonho. “Cada jogo é uma provação, e esse mais ainda. Vencendo, mostraremos para muita gente que não acredita no Coritiba a nossa qualidade”, finaliza Fernando.

Poupados, Diego e Robinho estão fora do jogo

Mauro Massa

Santos (AE) – O Santos dá início a mais uma renovação em sua equipe. O técnico Emerson Leão confirmou um time para entrar em campo contra o Coritiba com várias novidades. Preto, Alexandre, Jerri e Júlio César substituem os convocados para a seleção sub-23 e ganham a chance no time titular. “A Libertadores terminou, estamos começando um novo ciclo no Santos”, analisou.

O que é possível graças à convocação de quatro jogadores para a seleção sub-23. Alex, Paulo Almeida, Diego e Robinho se apresentam segunda-feira ao técnico Ricardo Gomes e estão fora de seis compromissos. Essa seleção disputará a Copa Ouro, no México e Estados Unidos.

Leão enfatizou que o Santos vive novos tempos. “É uma nova geração, é outra realidade, que aliás começou sábado passado”. Leão referiu-se à vitória santista contra o Bahia por 4×0 com uma equipe reserva. “Nesse jogo, os titulares não fizeram falta, mas vamos ver com a seqüência de jogos”, preveniu-se. Não é à toa que Leão colocou os quatro jogadores na partida já a partir deste domingo.

Preto nem lembra quando começou um jogo desde o início e quer aproveitar a oportunidade. “Tenho um bom entrosamento com o André Luís (companheiro de zaga) e não pretendo inventar”. Ou seja, Preto vai jogar com simplicidade atendendo a um pedido do treinador. Sobre o Coritiba, Leão acha que é um time bem treinado e orientado. “Mas vamos jogar ofensivamente, agredindo como sempre.”

Leão não poderá contar neste domingo, além dos quatro convocados, com Elano, que segue em recuperação de uma contusão no joelho direito, e Pereira, suspenso com três cartões amarelos.

CAMPEONATO BRASILEIRO
SANTOS X CORITIBA

Santos: Fábio Costa; Reginaldo Araújo, Preto, André Luís e Léo; Alexandre, Renato, Fabiano e Jerri; Júlio César e Ricardo Oliveira. Técnico: Emerson Leão

Coritiba: Fernando; Odvan, Edinho Baiano e Reginaldo Nascimento; Willians, Jackson, Adriano, Tcheco e Lima; Edu Sales e Marcel. Técnico: Paulo Bonamigo

Súmula
Local: Vila Belmiro (Santos-SP)
Horário: 16h
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (FIFA-PE)
Assistentes: Cid Bezerra Cavalcante (PE) e Luciano Coelho Cruz (PE)

Voltar ao topo