Conselheiros da Cidade conhecem projeto da Copa

O Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) reuniu-se na manhã de quinta-feira (2) para uma reunião extraordinária que tratou da realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, em Curitiba. A engenheira Susana Lins da Costa fez uma apresentação sobre todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura desde o início da disputa entre as cidades brasileiras. Ela também relatou alguns resultados da visita técnica feita à África do Sul, durante a Copa das Confederações, e respondeu as perguntas dos conselheiros. A reunião do órgão colegiado de política urbana aconteceu no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

O suplente do Conselho que representa a União Vila das Torres, Timóteo Campos, manifestou a preocupação da comunidade em relação ao projeto de revitalização da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), que será um dos acessos entre o aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e Curitiba. A Vila das Torres está localizada na Avenida Comendador Franco. Susana Costa enfatizou que o detalhamento deste projeto ainda será desenvolvido e as sugestões da comunidade poderão ser estudadas nesta fase.

A obra da Comendador Franco está incluída no PAC da Copa, mas o Governo Federal ainda não confirmou quais obras serão garantidas com recursos da União. Além da Comendador Franco, que terá duas trincheiras (uma no cruzamento com a Chile e outra na Francisco H. dos Santos), a Avenida Marechal Floriano Peixoto é também um acesso entre o Aeroporto e a cidade que deverá entrar no PAC.

O gestor da cidade para a Copa do Mundo 2014, Luiz de Carvalho, destacou a importância do Concitiba para o mundial. “É muito importante a participação dos conselheiros a partir de agora. A Copa é uma oportunidade para a cidade de Curitiba. Os projetos que apresentamos são obras que estavam planejadas, fazem parte do plano de governo. Queremos dar agilidade a estes projetos, principalmente na liberação de recursos para garantirmos estas obras”, afirmou.

Susana Costa relatou ainda a experiência dos quatro técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e Instituto Municipal do Turismo, que conheceram cinco das nove cidades onde haverá jogos da Copa do Mundo em 2010, na África do Sul. A equipe analisou aspectos que deverão ser observados para que a cidade esteja pronta até 2014 para a Copa, mas também para que possa receber, em 2013, a Copa das Confederações. “Se a Copa das Confederações fosso hoje em Curitiba, nós estaríamos preparados para acolher o evento”, disse ela.

Voltar ao topo