Começa a ?festa? da velocidade

A segunda etapa do campeonato brasileiro de Stock Car invade, a partir de hoje, o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Com treinos livres a partir das 8h, começa a intensa programação da mais competitiva, organizada e profissional competição do automobilismo do Brasil.

No programa, os pilotos das duas categorias (V8 e V8 Lights) correm em busca de pontos que podem garantir, ao final da 12.ª etapa, em São Paulo (em 27 de novembro) ou, quem sabe, de forma antecipada, o título de uma categoria equilibrada.

Ao todo, serão 69 pilotos – 40 na V8 e 29 na V8 Lights -, que vão entrar na pista a partir das 8h de hoje, em busca do melhor acerto para buscar, nas pequenas diferenças, centésimos de segundos que podem garantir um melhor lugar no grid, cujo treino de definição acontecerá amanhã à tarde.

Para o público de Curitiba, a maior novidade será poder acompanhar, ao vivo, pela primeira vez, um evento multimarca, pois este ano, além dos Chevrolet Astra a categoria terá também os Mitsubishi Lancer. Mesmo multimarcas, o campeonato segue equilibrado. O desempenho semelhante de Astra e Lancer foi comprovado nos primeiros treinos coletivos e na abertura da temporada, no último dia 1.º de maio, em Interlagos (São Paulo). A comprovação do equilíbrio foi a presença durante toda a prova dos Mitsubishi de Ingo Hoffmann e Pedro Gomes, na disputa pela primeira posição.

Boas lembranças

A pista traz boas recordações para os pilotos da equipe Terra Avallone, Christian Fittipaldi e Felipe Maluhy, que buscam recuperação, após a estréia com problemas em seus carros em São Paulo.

Fittipaldi não corre em Curitiba desde 1989, quando venceu uma etapa da F-3 e sagrou-se campeão da categoria. ?Tenho boas lembranças de Curitiba, porque foi nesta pista que conquistei o título da F-3 brasileira e consegui minha superlicença para correr na Fórmula 1?, lembrou Fittipaldi, de 34 anos.

?Mas depois de tanto tempo, vou ter de começar do zero e aprender todo o circuito novamente?, continuou o experiente piloto, que nestes 15 anos no exterior correu nas principais categorias do automobilismo mundial – F-1, F-Indy e Nascar.

O companheiro de equipe, Felipe Maluhy, que abandonou a primeira etapa após uma batida, também confia em recuperação, embora nunca tenha andado de stock nesta pista. ?Também gosto do circuito, afinal foi lá que conquistei meu primeiro pódio na Fórmula Chevrolet (1997), quando eu cheguei em segundo. Estou bastante animado para a segunda etapa da stock e acredito que nosso carro estará bem rápido?, afirmou.

Serviço

O autódromo fica logo depois do bairro Capão da Imbuia, na divisa entre Curitiba e Pinhais. Os ingressos estarão à  disposição nas bilheterias do autódromo e custam R$ 10,00, podendo ser comprados amanhã (o dia inteiro) e domingo, para acesso às arquibancadas. Além de ingressos normais, serão vendidos passes para visitação aos boxes, por R$ 30,00. Ingressos para estudantes, devidamente documentados (carteira de 2005), pagam metade do valor. Menores de 12 anos e idosos com mais de 65 anos não pagam ingresso. Os portadores de passes poderão visitar os boxes amanhã, entre 15h e 16h30 e domingo das 9h às 10h20.

Voltar ao topo