Com vitória heroica, Turquia vai à final do Mundial

Graças a uma cesta feita a 0s5 para o fim do confronto, a Turquia venceu a Sérvia por 83 a 82, em Istambul, neste sábado, e assegurou vaga na final do Mundial de basquete. Com a vitória heroica, os donos da casa jogarão pelo título contra os Estados Unidos, neste domingo, a partir das 15h30 (de Brasília), na decisão da competição.

Poucas horas antes de os turcos fazerem história ao avançarem pela primeira vez à final, os norte-americanos bateram a Lituânia por 89 a 74, com tranquilidade, na outra semifinal.

No duelo deste sábado, a Turquia começou o jogo tendo de correr atrás da Sérvia, que não se intimidou com a torcida contra dos cerca de 15 mil torcedores no lotado ginásio de Istambul e ficou a maior parte do tempo à frente no placar.

O primeiro quarto terminou com vantagem de 20 a 17 para a Sérvia, que depois terminou o segundo com 42 a 35 a seu favor, muito em razão da boa atuação do armador Milos Teodosic, que encerrou a partida com 13 pontos e 11 assistências.

Contando com forte apoio dos seus torcedores, os turcos conseguiram reduzir a vantagem para 63 a 60 no final do terceiro quarto. Porém, no tempo derradeiro os sérvios voltaram a exibir sua frieza diante da pressão local e chegaram a abrir 72 a 64. Em seguida, eles caíram de produção e viram os donos da casa virarem o placar para 76 a 75 quando faltavam pouco mais de três minutos para o fim.

O certo é que a vitória acabou escapando das mãos dos sérvios no segundo final. Liderados por Turkoglu, maior astro do time e cestinha do confronto, com 16 pontos, a Turquia viu brilhar a estrela de Tunceri. Com oito pontos marcados nos últimos minutos, ele ainda foi o autor da jogada que decretou a vitória turca, após fintar um adversário e fazer uma bandeja a 0s5 do fim. Antes disso, Velickovic chegou a colocar a Sérvia na frente, por 82 a 81, quando faltavam 4 segundos para o fim do duelo, o que deu contornos ainda mais dramáticos ao triunfo da Turquia.

Voltar ao topo