Com legião brasileira, Braga perde em casa e começa mal

O Braga foi surpreendido pelo Cluj nesta quarta-feira, na estreia dos dos times na Liga dos Campeões, e saiu derrotado por 2 a 0, com dois gols do brasileiro Rafael Bastos, em jogo válido pela primeira rodada do grupo H, o mesmo do Manchester United, que bateu o Galatasaray por 1 a 0 em Old Trafford.

A busca pela recuperação para o Braga será complicada, já que o time visitará os ‘Diabos Vermelhos’ no próximo dia 2. Já os romenos tentarão jogando em casa a segunda vitória seguida, desta vez medindo forças com o atual campeão turco.

No Estádio Municipal de Braga, o time português contou com cinco brasileiros em campo como titulares – Ismaily, Paulo Vinícius, Márcio Mossoró e Leandro Salino – e com Paulo César entrando no segundo tempo. No time romeno, além de Rafael Bastos, esteve em campo o volante Luís Alberto.

Os donos da casa começaram a partida com maior posse de bola, mas levou o primeiro gol logo aos 19 minutos, quando Rafael Bastos recebeu belo passe de Sougou, e deslocou o goleiro Beto, abrindo o placar para o time romeno.

Os romenos foram perigosos durante todo o primeiro tempo, e desperdiçaram uma chance incrível aos 33 minutos, quando Kapetanos bateu pra fora, livre de marcação, após contra-ataque rápido. Dois minutos depois, veio o segundo gol, em bela jogada individual de Rafael, que ficou frente a frente com o goleiro adversário e não desperdiçou.

Pouco conhecido no Brasil, Rafael Bastos foi revelado pelo Bahia, passou pelo Cruzeiro, e antes de chegar ao clube romeno, jogou no Braga, clube que sofreu com seus dois gols nesta quarta-feira.

Depois de um primeiro tempo amplamente dominado pelo Cluj, a segunda etapa começou com o Braga buscando a reação. Os portugueses tiveram a primeira oportunidade aos cinco minutos, quando Márcio Mossoró, que se destacou no Paulista de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil de 2005, recebeu e bateu para excelente defesa do goleiro Mario Felgueiras, do Cluj.

Aos 10, o meia português Ruben Micael bateu no canto, mas Felgueiras fez outra defesa, evitando o primeiro gol do Braga.

Do outro lado, o Cluj apostava nos contra-ataques, quase sempre com perigo, mas sem conseguir finalizar no gol dos lusos.

Aos 25 minutos, o Braga esteve perto de diminuir em cobrança de falta batida por Nuno André Coelho, mas novamente o goleiro do Cluj brilhou e salvou a equipe romena.

Rubén Micael ainda tentou uma última vez, aos 47 minutos, após tabela entre Éder e Mossoró, mas foi atrapalhado justamente por um compatriota, Mário Felgueiras.

Já o Manchester United precisou apenas de um gol, marcado logo aos sete minutos, para estrear vencendo o Galatasaray, do volante Felipe Melo. Carrick tabelou com Kagawa, tirou do goleiro Muslera e balançou a rede.

A vitória dos ‘Diabos Vermelhos’ poderia ter sido mais tranquila, já que aos sete minutos da etapa final o lateral Rafael, titular da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos, sofreu pênalti. Porém, Nani desperdiçou a cobrança.

Ficha técnica:.

Braga: Beto; Leandro Salino (Paulo César), Nuno Coelho, Paulo Vinícius e Ismaily; Custódio, Ruben Micael, Márcio Mossoró e Hugo Viana (Zé Luís); Alan (Hélder Barbosa) e Éder. Técnico: José Peseiro.

Cluj: Mário Felgueiras; Ivo Pinto, Sepsi, Cadu e Rada; Camora, Muresan, Rafael Bastos (Rui Pedro) e Luis Alberto (Godemèche); Kapetanos e Sougou (Aguirregaray). Técnico: Ioan Andone.

Árbitro: Peter Rasmussen (Dinamarca), auxiliado por seus compatriotas Henrik Sonderby e Lars Rix.

Cartões amarelos: Hélder Barbosa (Braga); Rafael Bastos e Mário Felgueiras (Cluj).

Gols: Rafael Bastos (2x) (Cluj).

Estádio Municipal de Braga (Portugal).