COI reconhece as Ilhas Marshall

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) propôs ontem o reconhecimento do comitê olímpico nacional das Ilhas Marshall, o que tornaria o país da Oceania o 203.º membro do COI e 16.º país do continente a se juntar à entidade. Só restaria um país da região, Tuvalu, ainda buscando reconhecimento.

A proposta deve ser aprovada pelo COI nos próximos dias e as Ilhas Marshall, uma ex-colônia japonesa e americana, poderá enviar atletas já às Olimpíadas de 2008, em Pequim, e receber o fundo anual de US$ 150 mil da organizaçãao para o desenvolvimento do esporte. O país é composto por uma série de ilhas e tem uma população de cerca de 60 mil pessoas.

As Ilhas Marshall ficam localizadas aproximadamente na metade do caminho entre Havaí e Austrália e é uma república independente desde 1986, após se libertar da jurisdição dos Estados Unidos. Anteriormente, o país era uma colônia japonesa, e os americanos tomaram o país a partir da Segunda Guerra Mundial, recebendo este direito da ONU. Entre 1946 a 58, o local serviu como sede de vários testes nucleares.

Voltar ao topo