Clubes não se interessam pela Copa Paraná

O último suspiro da temporada para a maioria dos clubes do interior paranaense pode não sair do papel. Por falta de interessados, a Copa Paraná corre o risco de não ser disputada neste ano.

Clubes importantes, como Adap Galo e Paranavaí, já anunciaram que não disputarão o torneio. Outros, como Rio Branco, demonstram pouco interesse em encarar a Copinha.

Por via das dúvidas, a Federação Paranaense de Futebol convocou para a próxima sexta-feira, dia 16, o arbitral da competição. Mas o superintendente da FPF, Amilton Stival, reconhece que o torneio pode não sair. ?Os clubes sabem do bolso deles, mas têm que pensar bem antes de jogar uma competição que custa R$ 500 mil. Se desistirem depois, terão que pagar R$ 100 mil de multa e ficam dois anos suspensos?, falou o dirigente.

O problema é que a premiação ao vencedor da Copinha deve ser menor este ano. Segundo Stival, se houver menos de 12 interessados, a competição valerá apenas um lugar na Série D, que a CBF criará em 2009. A outra vaga paranaense na 4.ª divisão nacional seria definida pelo próximo Estadual. Na última edição, a Copinha também dava ao campeão uma das três vagas do Estado na Copa do Brasil.

Foram convidados para o arbitral os 16 clubes que disputaram o Estadual-2008 (com exceção do Real Brasil, suspenso pela justiça desportiva). O trio-de-ferro da Capital, além de Toledo, Engenheiro Beltrão e J. Malucelli, que estão na Série C, podem jogar com equipes B. Os dois primeiros da Divisão de Acesso, ainda em andamento também terão direito a entrar no campeonato.

A Federação já promoveu dois torneios parecidos. Em 2006 foi realizada a Copa 100 Anos que teve como campeão o Roma Apucarana. No ano passado, já com o nome de Copa Paraná, o título da competição ficou com o J. Malucelli, que além da vaga na Série C é um dos clubes do Estado que participará da Copa do Brasil de 2009.

Voltar ao topo