Circuito Caixa encerrado ontem

Chiquinho dos Santos e Selma dos Reis vencem etapa de Curitiba Francisco Barbosa dos Santos, o Chiquinho, e Selma Cândida dos Reis foram os vencedores da quinta e última etapa do Circuito de Corridas da Caixa de 2005, disputada ontem, em Curitiba. Para Selma, a vitória na capital paranaense também significou o título geral da competição. Entre os homens, o vencedor foi Valdenor Pereira dos Santos, terceiro colocado na prova de ontem.

O primeiro atleta a completar o trajeto de 10 quilômetros foi o pernambucano Francisco dos Santos, de 32 anos. Pela primeira vez competindo em Curitiba, o fundista disse que seu desempenho foi ajudado pelo tipo de percurso e o clima ameno ao longo da prova. "Sou especialista em provas com subidas leves e por isso aproveitei o ritmo para levar o primeiro lugar", conta Chiquinho, que espera ficar entre os dez mais bem colocados do ranking nacional de corredores de rua para receber apoio financeiro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em 2006.

A próxima meta do atleta do Cruzeiro é a classificação para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, na prova dos 10.000 metros. "Com o patrocínio da Caixa pretendo treinar em cidades com altitude elevada para poder competir de igual para igual com qualquer adversário", completa.

Mesmo chegando em terceiro lugar, atrás do queniano Charles Korir, o piauiense radicado em Brasília Valdenor Pereira dos Santos, não escondeu a satisfação por garantir o título do Circuito de Corridas da Caixa e por manter a liderança do ranking da CBAt. "Tentei ganhar, mas não consegui. Não estava muito confiante para forçar porque venho de uma contusão, mas estou feliz por manter a primeira colocação no ranking", garante Valdenor, vencedor das etapas de Florianópolis e Ribeirão Preto.

 No feminino, a goiana Selma dos Reis, 35 anos, confirmou o favoritismo e conseguiu mais uma vitória. Apesar da boa fase, a atleta não escondeu o cansaço acumulado com as seguidas competições. "Como a gente não é máquina, chega momentos em que competimos porque não podemos deixar de ir. Mas o importante é que consegui atingir meu objetivo e estou fechando com chave de ouro o circuito", completa a campeã também das etapas de São Paulo e de Fortaleza.

No próximo ano, Selma, que ganhou nos últimos dois fins de semana etapas do Circuito Sul-Americano de 10 km, em Georgetown, na Guiana, e em Paramaribo, no Suriname, vai treinar em San Diego, nos Estados Unidos.

Conceição Maria de Carvalho, 30 anos, ficou em segundo lugar, mas afirmou que tanto o tempo quanto o percurso ajudaram no resultado. "A prova começou com um ritmo forte e me mantive mais atrás. Quando percebi que a queniana Josephine Kimayo diminuiu o ritmo nos nove quilômetros, fui pra cima", conta Conceição.

O medalhista olímpico Robson Caetano acompanhou toda a prova e destacou a importância de eventos esportivos que ajudam o atleta a se manter no esporte. "É fundamental que tanto a Caixa Econômica quanto outras empresas olhem para o esporte como entretenimento e passem a apoiar eventos como este."

Darci Piana, presidente do Fecomércio/PR, que apoiou o evento junto com o Sesc Paraná e a Diretran, concordou com Robson Caetano.

Voltar ao topo