Ciclista curitibano busca vaga nas Olimpíadas

O ciclista Davi Romeo, 21 anos, viaja hoje para o Rio de Janeiro e ficará até dia 24 de março para encerrar sua preparação no belíssimo velódromo carioca, em busca de uma vaga olímpica inédita para o ciclismo de pista brasileiro. O ciclista curitibano que obteve a melhor classificação entre os brasileiros nos jogos pan-americanos do Rio de Janeiro em 2007, estará em regime final de preparação. O mundial será realizado na Inglaterra entre os dias 27 a 30 de março.

?Estarei empenhado e me preparando em um velódromo com as características do mundial e da olimpíada, pois só assim estarei perto da realidade que irei enfrentar lá entre os melhores do mundo.
O velódromo do Rio é fabuloso?, elogia Davi Romeo.

Fotos: Arquivo pessoal
Davi Romeo se prepara agora
no Rio de Janeiro.

Durante o período de preparação o ciclista participará e aplicará de varias clínicas que estão sendo elaboradas pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, a Federação Carioca de Ciclismo – FECIERJ – e a Secretaria Municipal do esporte Lazer da cidade do Rio de Janeiro. O trabalho da CBC é aproveitar os treinamentos do ciclista curitibano e sua estada naquele estado para transferir os processos de preparação para a comunidade carioca e já iniciar um trabalho juntoa FECIERJ para desenvolver o ciclismo de pista local.

Acompanhando os trabalhos estará o coordenador de pista da CBC professor Adir Romeo, que já esteve na capital carioca no mês de janeiro onde promoveu com chancela da CBC o primeiro curso para treinador de pista nível 1. ?Estamos voltando ao Rio para findar nosso trabalho de preparação para o mundial. Mas em paralelo estaremos dando continuidade ao trabalho pré-estabelecido pela CBC, que é capacitar pessoas para dominar a disciplina de pista em varias áreas do ciclismo?, afirmou Adir Romeo.

O coordenador também relatou que a receptividade pela comunidade carioca foi extraordinária e que a vocação da cidade não é somente pela excelência pelo samba, ?mas sim, a grande qualidade pelas provas em velódromo?.

Chamando medalhas

 A busca da vaga para as Olimpíadas em Pequim é fundamental para consolidar a pista como umas das disciplinas do ciclismo que mais medalhas são disputadas em uma olimpíada e nos eventos internacionais. São 21 medalhas no masculino e outras 12 no feminino em uma olimpíada. Em mundiais este número se amplia para 30 medalhas mo masculino e 24 medalhas no feminino.

Para alcançar esta vaga na prova do Keirin, Davi Romeo necessita estar ranqueado entre os nove melhores do mundo, uma meta muito arrojada. Atualmente o ciclista curitibano encontra-se em 94.º colocado com 38 pontos entre os 302 concorrentes que buscam as 28 vagas nas olimpíadas de Pequim.

A comissão organizadora do processo de capacitação é composta pelo secretário de esportes Gustavo Cintra, coordenadores do processo, os professores Álvaro da Costa e Rita Medeiros, patrocinador João Bondim da JJG bicicletas, Bernardino Oliveira da Elite Bike. Está sob a supervisão da equipe técnica da FECIERJ, o diretor de velódromo Márcio, Gilda, Rita, e Iêda Botelho, que já foi campeã brasileira e integrante da Seleção Brasileira de pista na década de 90, hoje atual presidente da federação carioca.

Voltar ao topo