Ciclismo terá centro nacional

Flávio Piva/Bike Action
A Confederação Brasileira
de Ciclismo alnçou ontem
 o Centro Nacional da
modalidade, em Caieiras.

São Paulo – O Centro Nacional de Ciclismo (CNC) foi lançado oficialmente ontem, em São Paulo, numa parceria entre a Confederação Brasileira, a Federação Paulista, o Comitê Olímpico Brasileiro, Prefeitura de Caieiras e apoio da União Ciclística Internacional. O CNC funcionará no velódromo de Caieiras e terá o objetivo de capacitar técnicos e comissários, além de selecionar atletas de potencial e desenvolver tecnicamente ciclistas de pista.

O lançamento do CNC ocorreu no auditório da Nestlé e reuniu representantes de todas as entidades envolvidas no projeto, que tem o aval do Centro Mundial de Ciclismo (CMC), órgão ligado à UCI. O francês Frédéric Magnè, tricampeão mundial de ciclismo e coordenador do CMC, que tem sede na cidade suíça de Aigle, participou da coletiva. ?O Brasil tem todas as condições de se transformar numa potência esportiva e pode lutar a médio e longo prazos por títulos internacionais?, afirmou. ?Pela característica do povo brasileiro, acho que será fácil desenvolver o esporte por aqui e obter bons resultados.?

Para o presidente em exercício da CBC, José Luiz Vasconcellos, o grande objetivo do CNC será selecionar um grupo de atletas e trabalhar no seu desenvolvimento. ?As provas de pista dão muitas medalhas e isso é importante para esse investimento. O Brasil tem potencial e precisamos explorá-lo com um trabalho sério, com metodologia.?

Um dos mais entusiasmados com a iniciativa é o presidente da Federação Paulista, Marcos Mazzaron, um dos incentivadores da construção do velódromo de Caieiras. ?Estamos vivendo um momento importante. Vamos virar a página do ciclismo sem medalhas para a do ciclismo com medalhas?, comentou o dirigente. ?Temos atletas jovens de grande potencial que, bem trabalhados, podem dar alegrias para o Brasil já no Pan de 2007, no Rio de Janeiro.?

O COB foi representado no evento pelo secretário geral José Roberto Perillier, o Peri. Já o prefeito de Caieiras, Névio Dártora, revelou que o município investiu R$ 2,5 milhões no velódromo e não escondeu a alegria com a escolha da cidade para receber o CNC. Os ciclistas aprovados em futuras seletivas ou convocados para treinamento em Caieiras terão uma casa à disposição na cidade, com capacidade para abrigar 20 atletas, além de alojamentos no próprio velódromo. A CBC confirmou que em julho organizará no velódromo paulistano o Campeonato Nacional de Pista.

Voltar ao topo