Chuva ameaça preparação dos carros da F-Renault

São Paulo – Pilotos e equipes poderão encontrar pista molhada no primeiro dia de treinos oficiais da 9.ª e 10.ª etapas da Fórmula Renault. De acordo com o Instituto Climatempo, há 40% de possibilidade de chuva em Curitiba durante o dia de hoje.

Amanhã, quando serão realizadas as sessões classificatórias das duas corridas, as condições climáticas deverão se manter. Como o tempo deve melhorar no sábado e no domingo, encontrar o acerto ideal para o provável asfalto seco durante as provas será o grande desafio para engenheiros e chefes de equipe.

A Fórmula Renault estará no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, pela quarta vez desde que foi lançada no Brasil em 2002. A primeira prova da categoria, aliás, foi realizada na capital paranaense e a pole registrada por André Prioste na oportunidade 1min18s459 continua sendo o recorde absoluto da categoria no Circuito Raul Boesel. Prioste é uma das atrações do fim de semana, já que retorna à categoria pela Gramacho Racing. Os vencedores das provas anteriores em Curitiba foram Igor Ciampi, Marcos Gomes, no ano passado, e Paulo Salustiano, em junho último.

A meteorologia informa que a temperatura estará em elevação nos próximos dias, mas não há previsão de calor. A máxima deverá ficar em torno de 22ºC no sábado. O clima ameno favorece o rendimento dos motores, mas demanda um pouco mais de tempo para os pneus alcançarem a temperatura ideal. “Se não chover amanhã, é provável que o recorde caia na sessão classificatória do fim da tarde. A pista estará emborrachada e mais rápida, e todo mundo com pneus novos. Mas, se tiver de cair, espero que eu continue o recordista”, diz Prioste, torcendo por uma nova pole.

Conill: líder de “corpo fechado”

São Paulo

– Com a esperança de recobrar os 16 pontos que lhe foram retirados pela vistoria técnica em Vitória, o brasiliense Alexandre Conill (Welt Motorsport) acha que a Copa Clio caminha para uma definição em favor do líder Elias Jr. (Hot Car). Conill, que chegou a comandar a classificação até antes da quarta etapa, entende que o carioca é um ótimo piloto, tem um carro muito bem-acertado, mas acredita que o rival vem sendo beneficiado por forças superiores. “Ele está com o corpo fechado. Nada acontece com o Elias. Todo mundo tem problemas: quebras, pneus furados, leva batidas. Menos ele. Se continuar assim, será campeão”, conforma-se.

Conill aguarda ansioso pelo resultado do recurso apresentado ao Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo. O órgão se reuniu ontem (após o fechamento desta edição), no Rio de Janeiro, para decidir se mantém ou reforma a desclassificação de Conill em Vitória por suposta irregularidade no eixo traseiro.

“Meu advogado está confiante e acha que podemos ganhar a causa. Neste caso, subirei para a terceira colocação do campeonato”, sonha. Antes da deliberação do TJD, Elias lidera com 107 pontos, contra 91 de Vicente Siciliano (Carreira Racing), 66 de Fábio Carreira (C2 Motorsport) e 53 de Conill.

Os carros da Copa Clio entrarão no Circuito Raul Boesel somente amanhã, quando serão realizados os primeiros treinos oficiais. A categoria integra o Renault Speed Show by TIM juntamente com a Fórmula Renault e fará a prova de abertura do programa de domingo.

Cinco disputam título deste ano

Com o campeonato da Fórmula Renault encaminhando-se para a fase final, a rodada do fim de semana em Curitiba poderá ser determinante para as pretensões de cada piloto e das equipes. Serão nada menos de 64 pontos em jogo, suficientes para prolongar o sonho do título ou praticamente acabar com qualquer esperança.

Na briga pela liderança, a vantagem é de o paulista Allam Khodair (Giaffone Racing). Ele recuperou a ponta da tabela em Campo Grande, onde conquistou sua terceira vitória na temporada e a quarta na categoria é o maior vencedor da F-Renault nestes dois anos. Tem 118 pontos, mas uma escassa margem de seis sobre o carioca Patrick Rocha, da equipe irmã Giaffone Motorsport. Rocha ainda persegue a primeira vitória neste ano (ganhou em Tarumã em 2002), mas foi o único a pontuar em todas as oito etapas. Com 102 pontos, o baiano Diego Freitas (UniOil Sports) tenta a recuperação do mau resultado no Mato Grosso do Sul, onde chegou como líder e saiu como terceiro colocado. Salustiano, em 4.º com 82, dois a mais que Jader David, é outro que precisa desesperadamente encostar nos três primeiros.

Serviço

Ingressos para o Renault Speed Show by TIM, continuam disponíveis nas agências do Banco Real e nas concessionárias Renault da Grande Curitiba. Podem ser trocados por 1 kg de gêneros alimentícios não-perecíveis.

Voltar ao topo