Catarinenses dominam semana

Com ventos de quase 15 nós, chuva e mar bravio, os veleiros Guga Buy, de José André Zanella e Gosto D?água, de Ildefonso Witowslaski Jr. ocuparam as primeiras colocações na regata de percurso médio que abriram ontem as disputas da 1.ª Semana de Vela de Balneário Camboriú.

Velejando com Edmar Nunes Pires no timão, Celso Faria na tática, e o filho Eduardo, Zanella espera repetir o desempenho apresentado em 2004, quando faturou medalha de ouro na Semana de Vela de Ilhabela na categoria RGS B.

Após a largada, a flotilha deixou a Ilha das Cabras pela direita e seguiu até a bóia localizada na Ponta de Cabeçudas, cumprindo, assim, mais da metade do trajeto bem próximo à praia. "Desenhamos o percurso pensando também nas pessoas que estão vendo os barcos da praia", declara Marcelo Gusmão, diretor-técnico da Semana de Vela de Balneário Camboriú.

Abandono

O argentino Kaiken foi o primeiro a abandonar a raia da competição ontem. O barco, comandado pelo português Luiz Henrique Pereira, não fez uma boa largada e ainda enfrentou problemas na vela mestra que rasgou devido aos fortes ventos.

Hoje, o programa prevê a realização da regata de percurso longo. A Semana de Vela de Balneário Camboriú termina no domingo e tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Vivo Empresas.

Scheidt, de novo

Dono de duas medalhas olímpicas de ouro e 7 títulos mundiais, Robert Scheidt ganhou mais um título ontem. Em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, ele foi campeão pela 11.ª vez do campeonato brasileiro da classe Laser, sendo 8 vezes consecutivas.

Scheidt, que já tinha vencido as 7 regatas anteriores do campeonato, venceu a primeira disputada ontem. Depois, na segunda, ficou em segundo lugar. Com isso, já garantiu o título antecipadamente e não participará da única regata de hoje, que encerra o brasileiro.

A série de títulos de Scheidt no brasileiro da Laser começou em 1992 – venceu também em 94 e 95, além da seqüência a partir de 98. Antes dele, o maior campeão da categoria tinha sido Peter Tanscheit (5 títulos).

"É sempre uma incógnita disputar uma competição deste nível após uma jornada olímpica como a do ano passado. E meu desempenho foi melhor que o esperado", disse Scheidt.

Voltar ao topo