Capital paranaense é a cidade dos sem time

Cerca de 31% dos curitibanos não torcem pra ninguém. A capital paranaense, em comparação com outros oito resultados individuais anunciados pelo DataFolha, apresenta o maior índice dos sem time e supera a média nacional, que é de 23%.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Carlos Ribeiro, é necessário que os clubes invistam em pesquisas que possam definir maneiras de como conquistar esses torcedores.

Ribeiro ainda indica que um dos fatores que podem explicar o desinteresse está na preferência de setores da grande mídia na exposição de partidas que não tenham contexto com a realidade do município.

“Além dos péssimos resultados dos clubes locais, diversas vezes as televisões transmitem jogos de equipes de fora. Mesmo quando os de Curitiba também estão em campo. Isso ajuda a criar um desinteresse, principalmente daqueles que não escolheram um clube pra torcer”, explica o historiador.

No inverso da tabela, o Rio Grande do Sul tem a capital brasileira com menos pessoas sem time (8%). Em Porto Alegre, a dupla Grenal soma 90% dos torcedores.

“Trata-se de uma cidade com identidade regional muito forte, onde as pessoas culturalmente aprendem a apoiar as questões da terra. É o que falta em Curitiba e no Paraná”, finaliza Ribeiro.