Calendário apertado abortou a Copa Sul

A idéia do renascimento da Copa Sul definitivamente morreu na casca. Enforcada por causa do calendário nacional, a competição regional foi adiada para 2008 e permitirá mais datas para os estaduais.

As federações paranaense, catarinense e gaúcha haviam acertado o retorno da competição antes da divulgação do calendário do futebol brasileiro para 2007. Quando a CBF destinou 23 datas para os estaduais, restaram apenas seis para a nova competição, que ficou inviabilizada. A idéia das federações era usar pelo menos dez datas e incluir quatro clubes de cada estado no regional, disputado em 1999.

O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Moura, diz que a culpa foi dos pequenos clubes gaúchos que não quiseram encurtar o estadual e assim reduzir as chances de enfrentar Grêmio ou Internacional. ?Somente os grandes não teriam votos suficientes para mudar o estadual. Ficou impossível realizar a competição neste ano. Tentaremos retomá-la em 2008?, afirmou o dirigente.

O presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto Filho, já planeja organizar um grande movimento no ano que vem. ?Quem sabe teremos apoio de outras federações interessadas em recuperar os campeonatos regionais?, falou. Desta forma, o Campeonato Paranaense de 2007 vai de 17 de janeiro a 6 de maio – ainda em 2006 haverá uma fase preliminar, valendo vagas na Copa do Brasil e na Série C do Brasileiro, mas sem interferência no resultado final do estadual. A FPF convocou o arbitral do Paranaense para o dia 12 de setembro, quando será definido o regulamento da competição. Moura diz que a federação já tem algumas fórmulas prontas para o torneio, que terá três datas a mais que no ano passado. ?Vamos apresentá-las aos clubes, que decidirão o formato do torneio?, disse Moura.

Voltar ao topo