Quase em cima do laço

Cadeiras e iluminação estão atrasadas na Arena da Baixada

Mesmo com a liberação da primeira parcela do quarto financiamento (R$ 22 milhões) e com o fluxo financeiro garantido para tocar as obras de reforma e ampliação da Arena nesta reta final de execução, a CAP S/A não conseguiu cumprir duas metas previstas pela sua diretoria de construção. De acordo com os objetivos estabelecidos pelo clube em fevereiro, as cadeiras do estádio teriam que estar totalmente colocadas no dia 30 de março, e a iluminação do campo concluída anteontem, mas isso não aconteceu.

No primeiro jogo-teste, realizado no final de março, apenas dez mil pessoas puderam acompanhar a partida, e somente a parte inferior do estádio foi utilizada. Na ocasião, cerca de 28 mil assentos haviam sido colocados. Agora, o número aumentou, chegou a 30 mil, faltando serem instaladas cerca de 13 mil cadeiras. A iluminação do campo já foi testada algumas vezes, mas ainda não está totalmente concluída. O próximo evento-teste, que será marcado para a primeira semana de maio, será realizado no período noturno justamente para testar o sistema de lâmpadas.

De acordo com o calendário das obras, está prevista a conclusão do prédio de imprensa, anexo ao estádio, no dia 20 deste mês. Dez dias depois, o novo caldeirão estará totalmente concluído para ser entregue à Fifa e para ser utilizado para receber quatro partidas da Copa.

Os gestores da obra do estádio atleticano seguem fazendo reuniões diárias para corrigir as falhas ocorridas antes, durante e depois do amistoso entre Atlético e J. Malucelli, dia 24. Os encontros acontecem também para definir as prioridades nas frentes de trabalho do estádio atleticano nesta reta final de execução das obras para o Mundial, e para que no próximo evento-teste, que deverá ocorrer no início de maio, todos os setores do Joaquim Américo e no seu entorno estejam funcionando perfeitamente.

Segundo o secretário municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, as prioridades a partir de agora com a Baixada são a tecnologia da informação, a parte de iluminação do estádio e a integração das estruturas complementares.