Brasil perde para EUA e se complica no Grand Prix

A seleção brasileira feminina de vôlei sofreu a sua segunda derrota na fase final do Grand Prix, realizada na cidade de Ningbo, na China. Nesta sexta-feira, a equipe foi derrotada pelos Estados Unidos por 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/19, 30/28, 17/25 e 15/13, em duelo que valia a liderança e diminuiu consideravelmente as chances de conquistar o nono título do torneio.

Foluke Akinradewo, com 23 acertos, foi a principal pontuadora do jogo, seguida por Sheilla, com 22. Além da derrota, o Brasil sofreu com a lesão de mais uma jogadora. Depois de Mari se contundir na vitória sobre a Polônia, na quinta-feira, Paula Pequeno se machucou no começo do quinto set e teve que ser substituída imediatamente, deixando a quadra carregada.

Com boa atuação de Logan Tom, os Estados Unidos abriram 8/5 no primeiro set, mas viram o Brasil reagir com ataques de Sheilla e Jaqueline. Assim, a equipe virou o placar para 14/13 e fechou a parcial em 25/22. As norte-americanas dominaram o começo do segundo set e chegaram a abrir 11/6. Com boa vantagem, a equipe empatou a partida ao fechar a parcial em 25/19 com um ponto de Heather Brown.

A seleção dos Estados Unidos manteve o domínio no começo do set e abriu 4/0. O Brasil, porém, equilibrou e chegou ao empate em 8/8. As equipes se revezaram na liderança da parcial até o final do set, vencido pelas norte-americanas por 30/28, com um ace de Hooker Destinee.

No quarto set, o Brasil abriu 4/0, mas viu os Estados Unidos empatarem em 6/6. Se apoiando na boa atuação de Paula Pequeno, a equipe voltou a conseguir boa vantagem (17/11) e não teve dificuldades para fechar a parcial em 25/17 e provocar a realização do tie-break.

No set decisivo, as duas equipes fizeram um confronto equilibrado e se revezaram na liderança até o placar registrar 13/13. Até então um dos destaques do Brasil, Sheilla falhou no momento decisivo. Ela errou um saque e em seguida foi bloqueada por Tom e Bown.

O resultado manteve os Estados Unidos como a única equipe invicta no Grand Prix, com três vitórias e sete pontos, na liderança do torneio. O Brasil, com cinco pontos, voltará a jogar no sábado e buscará a reabilitação em duelo contra a Itália.

Também nesta sexta-feira, o Japão conseguiu a sua segunda vitória no Grand Prix ao derrotar as italianas por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/14, 26/28, 25/20 e 17/15.