Brasil inicia campanha para sediar Olimpíadas de 2016

O Brasil já começou, em Pequim, sua campanha para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.  Nesta terça-feira (5), foi apresentado a jornalistas brasileiros e estrangeiros a chamada Casa Brasil, um espaço de 1000 metros quadrados voltado à promoção do país, dos produtos e serviços brasileiros e à divulgação da candidatura do Rio de Janeiro.

“Esse é um momento importante pois é a primeira vez que o Brasil tem uma cidade finalista na disputa pela sede dos Jogos Olímpicos”, ressaltou o gerente-geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Comissão de candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório. A cidade concorrerá com Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).

Instalada no mezanino de um sofisticado hotel na área central de Pequim, a Casa Brasil conta com um salão principal que reproduz a calçada de Copacabana e o ambiente de um boteco carioca. O espaço foi aberto ontem (4) e funcionará diariamente, das 10h às 22h, até o dia 24 com uma prometida intensa agenda de atividades – de atrações culturais a seminários e entrevistas coletivas com atletas brasileiros – mas só será aberta ao público em ocasiões especiais.

A Casa Brasil vem sendo instalada pelo COB em todas as Olimpíadas desde 1996, em Atlanta. É a primeira vez, no entanto, que a iniciativa conta com a parceria do governo federal – ministérios do Turismo e Esportes, Secretaria de Comunicação da Presidênca (Secom), Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). O investimento total é de R$ 10,4 milhões. “É um espaço de receptivo e entretenimento, mas também servirá como poderoso espaço de promoção do nosso país na China”, frisou Osório.

Segundo Silvia Lima, gerente de unidade de imagem e acesso a mercados da Apex, a agência pretende utilizar as Olimpíadas como uma “plataforma” para o mercado chinês. “Nada melhor do que aproveitarmos este momento, no qual todas as atenções estão voltadas para a China”, afirmou. Para isso, a Apex mostrou três espaços de demonstração de produtos brasileiros: um dedicado a tecidos e roupas esportivos, outro de entretenimento, com filmes, livros e revistas, e um terceiro para divulgação do café brasileiro.

Também estão previstas atividades com a atriz Lucélia Santos, até hoje muito famosa na China pela personagem central da novela Escrava Isaura, e o desenhista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica (os gibis foram publicados em chinês).

Já o ministério do Turismo está de olho nos viajantes chineses. Diante da previsão de que a China será, em 2018, um dos principais países a enviar turistas para todo o mundo, o ministério montou uma agenda de atividades específica para agentes do setor, de 11 a 15 de agosto.

O ministério do Esporte aproveitará a Casa Brasil para manter reuniões com representantes de federações internacionais dos variados esportes, com foco na candidatura do Rio de Janeiro.

“Pela primeira vez o Brasil desperta para o potencial que o esporte tem. Estamos vendo, aqui, o esporte mobilizando a política pública de turismo, trazendo a promoção de exportação e a política internacional”, disse o secretário especial do ministério do Esporte para a candidatura Rio 2016, Ricardo Leyser.

“Queremos que, ao final de nossa candidatura, tenhamos conseguido construir uma imagem de Brasil mais moderno, mais dinâmico, inserido num outro patamar na comunidade internacional, e o primeiro grande passo é Casa Brasil”, afirmou.

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