Brasil fica sem pódio no final do Mundial Paraolímpico

O Brasil passou em branco na única prova realizada no último dia do Mundial Paraolímpico de Natação, neste sábado, em Eindhoven, na Holanda. O nadador Marcelo Collet, único representante brasileiro na disputa da maratona aquática, em prova de cinco quilômetros num lago artificial da cidade, ficou em sétimo lugar. Assim, a delegação brasileira terminou a competição na quinta colocação do quadro geral de medalhas, a mesma posição da última edição do evento, há quatro anos, em Durban (África do Sul).

Desta vez, no entanto, a equipe brasileira ganhou mais medalhas de ouro do que na África do Sul (14 contra 12), conseguindo a sua melhor campanha na história do Mundial Paraolímpico de Natação. Mas o número de medalhas foi o mesmo de quatro anos atrás: 26 no total. Na Holanda, o Brasil ficou atrás apenas da campeã Ucrânia, dos Estados Unidos, da Rússia e da Grã-Bretanha.

 

A equipe liderada pelo supercampeão Daniel Dias ainda obteve duas vagas para os Jogos Paraolímpicos de Londres – ainda há outras etapas de classificação para a Paraolimpíada. “A nossa quinta colocação não foi fácil. São cinco potências (Ucrânia, Rússia, China, Grã-Bretanha e Estados Unidos) que iam brigar com a gente. Tínhamos que tirar um deles para cumprir nossa meta e sobrou para a China”, disse Gustavo Abranches, um dos técnicos da seleção brasileira de natação.