Brasil está na rota do automobilismo

São Paulo – Apesar de contar apenas com dois autódromos homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para receber competições internacionais, este ano o Brasil foi palco de grandes competições, mostradas pela TV para todo o mundo.

O país é valorizado por ser um grande celeiro de pilotos e ter um dos traçados mais desafiadores do mundo: Interlagos. Hoje, o autódromo localizado na capital paulista recebe a penúltima etapa do Campeonato Mundial FIA GT1, categoria que coloca na pista as máquinas mais cobiçadas do planeta.

Modelos que habitam os sonhos dos apaixonados por carros, como Aston Martin, Maserati, Lamborghini, Nissan GT-R, Ford GT e Corvette passam dos 300 km/h na reta principal e dividem o famoso “S do Senna” em busca da consagração. Na etapa de hoje, sete brasileiros estão no grid, entre eles os paranaenses Enrique Bernoldi (que vai largar na pole-position) e Ricardo Zonta.

Interlagos, que anualmente sedia o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, possui a melhor e maior infraestrutura dentre os autódromos nacionais, mas ainda está longe dos modernos circuitos de Abu Dhabi, Cingapura e China. Porém, o desenho da pista de Interlagos é considerado por muitos como um dos melhores do mundo.

Curitiba também recebe boa avaliação no quesito estrutura, mas o traçado não comporta categorias consideradas “top”, como Fórmula 1 e FIA GT1. Além de ser curta para competições desse nível, alguns pontos não possuem área de escape necessária para garantir a segurança dos pilotos.

Mesmo assim, o circuito paranaense é, desde 2006, sede da etapa brasileira do FIA WTCC, Campeonato Brasileiro de Carros de Turismo. Em 2011, a competição volta a capital paranaense no dia 20 de março para um fim de semana de muita velocidade – correndo em conjunto com o circo da Stock Car. Aliás, a principal categoria do automobilismo brasileiro estará em Curitiba no próximo final de semana (5 de dezembro) com a decisão do título de 2010.

A lista de competições internacionais realizadas no Brasil contempla ainda uma etapa do IRC (Campeonato Intercontinental de Rally), também realizada em Curitiba, a Fórmula Indy, promovida num circuito de rua em São Paulo, e os Sulamericanos de Kart e Rally.

Além disso, as disputas extra-campeonato trazem ao país pilotos de renome. É o caso das 500 Milhas da Granja Viana e do Desafio das Estrelas, uma competição “amigável” de kart, promovida por Felipe Massa. Michael Schumacher, Jaime Alguersuari, Vitantonio Liuzzi e outros estrangeiros dividem as curvas do kartódromo montado especialmente para o evento com brasileiros que correm na Fórmula 1, Fórmula Indy, Fórmula Superliga e Stock Car.

De acordo com Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, isso reflete o potencial do mercado nacional. “Além disso, dispomos da capacidade dos organizadores e promotores brasileiros”, comentou.

Hoje

A RedeTV! transmitirá ao vivo para todo Brasil, a partir das 15h, a corrida principal do Mundial de FIA GT1. Além disso, a prova é transmitida para mais de 160 países pelo site da categoria (www.gt1world.com) e inúmeros canais de TV, como ESPN, Bloomberg, Sky Sports, Fix, entre outros.