Brasil em 5 finais de canoagem

O primeiro dia de Pré-olímpico de Canoagem foi bastante positivo para os atletas brasileiros. Dos sete barcos que entraram nas águas do Parque Náutico do Iguacu, em Curitiba, ontem, cinco conseguiram garantir participação na final da competição. Sebastian Cuattrin foi o grande nome do dia. O argentino naturalizado brasileiro está classificado para três finais – K-1 500m e 1000m e no K-2 1000m, com Sebastian Szubski. Também estão nas finais Guto Campos e Fábio Demarchi no K-2 500m e Ariela Cesar Pinto no K-1 500m.

Apesar de Cuattrin ter se destacado pelo grande número de provas que participou, Ariela roubou a cena. A jovem conseguiu baixar seu tempo médio de prova em dois segundos. “No Pan de Santo Domingo ela fez a prova em dois minutos e nove segundos, hoje ela fez em dois minutos e sete. Isso é uma vitória para nós. Para a equipe é um incentivo e para mim é a confirmação do meu trabalho”, destaca Alvaro Accos, técnico da seleção brasileira feminina de caiaque.

Ariela acredita em um bom resultado no domingo, mas alerta para o desempenho da sua principal concorrente, a argentina Fernanda Lauro, que fez a prova em 2?04″. “Ela é a favorita, mas o favoritismo às vezes pode ser surpreendido”, afirma.

Apenas uma das provas de hoje tem peso para o Brasil no Pré-olímpico. A semifinal do C-1 500m terá a presença de Antônio Borges. O baiano Antônio não teve um bom dia. Na sua primeira prova, C-1 1000m, o brasileiro foi desqualificado por percorrer a distância muito próximo da borda da raia, o que é proibido na competição. “Não adiantava nem recorrer. É um fato certo, realmente aconteceu a falha”, diz o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini.

Na disputa do C-1 500m, Antônio terminou em quarto lugar. Para chegar a final, o canoísta terá que terminar a prova entre os três primeiros colocados. A semifinal acontece hoje, às 15h10.

As provas importantes para o Brasil voltam a acontecer amanhã, com as finais do K-1 1000m masculino, K-2 1000m masculino e K-4 1000m masculino. As três provas acontecem pela manhã.

Patrocínio

Além das três classificações às semifinais do Pré-olímpico, o brasileiro Sebastian Cuattrin também comemorou a conquista de um novo patrocinador. “É sempre difícil para o atleta conseguir patrocínios, por isso tem que comemorar”, diz o brasileiro. O canoísta fechou contrato com a clínica Paranaense de Fertilidade.

Mesmo com o bom desempenho nas duas provas, com diferença de dois segundos para os adversários, Cuattrin não comemora os resultados. “O que deu para ver na prova de hoje é que todos os atletas se reservaram para sábado, assim como eu fiz. Não desrespeito ninguém. Todo mundo que está aqui veio porque merece e porque tem chance”, afirma Cuattrin.

Apesar da precaução, om brasileiro não esconde que está confiante. “Se eu não acreditar em mim, quem vai acreditar? Tenho que pensar que vou conseguir, mas vai ser uma guerra”.

O canoísta também faz um apelo à torcida brasileira. “Quem vier verrá um grande show, vai ver canoísta ?voando? na raia. As provas serão de alto nível mesmo”, comenta Cuattrin, que espera contar com a torcida brasileira nas provas decisivas do pré-olímpico.

Voltar ao topo