Brasil 1 é favorito no Rio

Rio – O barco Brasil 1 é o favorito para vencer a regata local da Volvo Ocean Race, que será disputada hoje, a partir das 13h, na Baía da Guanabara, no Rio. Apesar de o local ser o "quintal de sua casa", o comandante da embarcação brasileira Torben Grael optou pela prudência no momento de avaliar as chances do grupo.

"É uma raia bastante difícil porque é imprevisível, com ventos rondados e correnteza. Não tem um dia igual ao outro. E como a baía é pequena para barcos tão grandes, a parte tática se torna ainda mais importante", disse Grael, que assim como seu parceiro Marcelo Ferreira, mora em Niterói e cresceu velejando nas águas da Guanabara. "Estamos bastante animados e esperamos fazer uma boa regata."

Todos os seis veleiros que participaram da quarta etapa, entre Wellington (Nova Zelândia) e Rio, estarão na regata local, que tem a peculiaridade de atingir praticamente a metade dos pontos em disputa na atual edição. Já foram alcançados 48% dos pontos em jogo na prova. E nas competições nacionais, realizadas nos momentos de parada da regata em um país, é distribuída uma pontuação equivalente à metade de uma perna.

Na prova carioca, os seis veleiros de 70 pés (21,5m) irão navegar em uma raia montada entre a Ponte Rio-Niterói e a Pedra da Laje, numa extensão de cerca de 3,1 milhas náuticas (5,5 km). A prova terá inicialmente oito pernas, num total de aproximadamente 25 milhas (46 km), e poderá durar até quatro horas. Mas, se os ventos estiverem fracos, a direção da competição tem a liberdade de encurtá-la, a exemplo do que ocorreu em Sanxenxo, na Espanha, na abertura da Volvo Ocean Race.

Após a regata local, os velejadores permanecerão no Rio se preparando para a largada da quinta perna da Volvo Ocean Race, onde navegarão aproximadamente por cinco mil milhas náuticas até Baltimore/Anápolis, nos EUA.

Voltar ao topo