Branco impõe linha dura nas categorias de base

Rio – O fracasso da seleção na Copa da Alemanha levou a coordenação das categorias de base da CBF a pôr em prática um modelo mais disciplinador para os jovens convocados.

O idealizador da medida é o ex-lateral Branco, campeão do mundo em 1994 e hoje responsável por quatro seleções brasileiras – da sub-14 à sub-20. Ele criou uma cartilha e não admite entre os craques iniciantes nem mesmo chuteiras coloridas.

As restrições são abrangentes, sempre com o único objetivo de fortalecer a imagem da seleção brasileira. Os caprichos individuais são dispensáveis. ?Aqui ninguém pode usar tiara, brinco, celular na mesa de refeição, vir com o cabelo muito enfeitado, calçar chinelo de dedo em refeitório ou recepção de hotel?, conta Branco.

Para ele, o processo de formação do atleta deve começar bem cedo e é fundamental. ?Se deixar a coisa solta, o cara vai querer bater no presidente do clube mais tarde, quando se tornar profissional, vai querer mandar e desmandar. Não pode ser assim.?

Som e disciplina

Branco diz que as instruções são bem assimiladas. Ele não permite ainda que a utilização de aparelhos de som, walkman e ipod, entre outros, seja feita sem critérios. ?Na hora de comer, de sentar com o grupo, nas reuniões, não pode nada disso.?

Esses princípios estabelecidos nas categorias amadoras da CBF, de acordo com o coordenador, representam uma base sólida na formação dos atletas. Branco não abre mão do cumprimento das regras. ?Tem de haver disciplina. Essas jóias do futebol brasileiro têm de chegar à seleção e aqui serem lapidadas. O caminho é esse.

Se anos depois, como profissionais, quiserem colocar esses apetrechos todos, botar brinco, fazer cabelinho, aí já vão ser grandinhos, podem fazer o que quiserem.?

De certa forma, as medidas adotadas pela CBF nas categorias de base expressam o que pensa o técnico Dunga, da seleção principal. Na equipe adulta, ele quer ter um controle maior sobre o comportamento dos atletas. Já deixou claro, por exemplo, que também não é favorável ao desfile de chuteiras coloridas em jogos da seleção.

Voltar ao topo