Bonamigo tira Danilo e faz Odvan voltar ao time titular

“Vou acabar fazendo alguma injustiça.” O técnico Paulo Bonamigo avisou na terça que precisaria fazer escolhas na defesa e no meio-de-campo. E as fez no coletivo de ontem, o primeiro da semana que antecede a partida de domingo, às 18h, contra o Atlético-MG, no Couto Pereira. E, como se esperava, Odvan retornou à equipe, e Souza apareceu na vaga de Lima. Mas não há certeza absoluta na escalação do time.

No coletivo, o time titular começou com Fernando; Ceará, Odvan, Reginaldo Nascimento e Adriano; Roberto Brum, Tcheco, Jackson e Souza; Edu Sales e Marcel. Era claro que haveria dificuldade para decidir quem seria o zagueiro titular, tanto que Edinho Baiano, liberado pelos médicos, e Danilo, destaque do time contra o Figueirense, formaram a dupla reserva. “É complicado, porque todos estão à disposição. Tenho que pensar muito, sem deixar de lado os critérios”, comenta o treinador.

Nesse caso, o critério é pela volta de Odvan, que cumpriu suspensão automática contra o Figueirense. E é ele quem será o líbero alviverde no 3-5-2 ?disfarçado? do Coritiba. “Isso só prova a qualidade do elenco”, elogia o zagueiro titular, que terá Ceará e Nascimento como companheiros da defesa.

No meio, entretanto, Souza ainda não tem escalação assegurada na vaga do suspenso Lima. Ele participou da primeira metade do coletivo, sendo substituído depois por Alexandre Fávaro. Para Bonamigo, são duas características diferentes. “Um (Souza) tem mais velocidade e movimentação, outro (Fávaro) é mais cadenciado”, explica o treinador, que não confirmou quem será o titular contra o Atlético-MG.

Mas alguns pontos podem ser favoráveis ao “Príncipe”, que há muito não ganha uma chance para ser titular. Ele também é uma ótima opção em bolas paradas, aumentando a preocupação adversária. Enquanto isso, Souza não correspondeu nas partidas em que começou jogando, embora atue bem quando entra no decorrer dos jogos.

O que não mudará é a estrutura tática bastante ofensiva, apesar de Bonamigo ter testado o esquema com três zagueiros de ofício, sacando Edu Sales e colocando Danilo. “Para essa partida, vamos precisar impor nosso jogo. Mas isso não me impede de voltar ao sistema tradicional quando necessário”, justifica Bonamigo.

Danilo paga o pato e amarga uma reserva

Não é fácil ser jogador de futebol. Às vezes, demora muito para surgir uma oportunidade. E, mesmo que você corresponda, a segunda chance não aparece. É o caso do zagueiro coxa Danilo, que foi um dos melhores em campo na partida contra o Figueirense – marcando o primeiro gol da vitória – e vê agora sua vaga na defesa titular ser ocupada por Odvan. É a vida.

Danilo vive hoje seu melhor momento na carreira. Depois de um início claudicante no time profissional, ele se firmou no comando de Paulo Bonamigo e tornou-se um dos destaques da defesa alviverde. “Quando comecei, o Coritiba estava muito pressionado. Era um dos últimos da Copa João Havelange e todo mundo era criticado”, lembra.

Agora, o zagueiro não é mais o alvo direto das atenções – mesmo entre seus parceiros, já que Odvan, Edinho Baiano e Reginaldo Nascimento são mais ?badalados?. “É bom contar com esses companheiros, porque eles me ensinam muito. Procuro tirar deles tudo de positivo”, elogia. Edinho, inclusive, já deu declarações dizendo que Danilo será seu sucessor no Coritiba.

Mas, mesmo nessa boa fase, não há vaga garantida. Tanto é verdade que Paulo Bonamigo confirmou a volta de Odvan à equipe no jogo de domingo contra o Atlético-MG. “Eu fico chateado, mas sei que o treinador toma decisões buscando o melhor para a equipe”, resume Danilo.

Voltar ao topo