Blatter pede à UE regras para investidores de fora

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu à União Européia (UE) regras mais severas para os proprietários de clubes e admitiu estar preocupado com invasão de milionários e grupos de investidores estrangeiros no futebol europeu, como ocorre principalmente no Campeonato Inglês.

O número um da Fifa não escondeu sua perplexidade em relação ao futuro do futebol inglês, no qual atualmente quase metade dos clubes está sob o controle de grandes investidores estrangeiros. “Alguma coisa é preciso fazer para controlar esses bilionários estrangeiros. Hoje em dia se pode comprar um clube de futebol muito facilmente, como se estivesse comprando uma camisa do time. Tem alguma coisa de errado e peço à Comunidade Européia para intervir. Não é apenas um problema da Inglaterra, onde esse fenômeno é mais agudo, mas vem de cada ângulo da Europa”, explicou Blatter.

A compra do Manchester City pelo consórcio Abu Dhabi United Group em setembro elevou para oito o número de clubes da primeira divisão inglesa cujos proprietários são investidores estrangeiros. Blatter afirma estar preocupado pelo futuro e pela estabilidade desses clubes, que dependem muito dos seus atuais proprietários.

“Alguns desses presidentes preferem corridas com cavalos, outros Fórmula 1, agora o futebol se tornou uma grande atração. Na Suíça, por exemplo, existem determinadas regras: quando você quer realizar um determinado investimento, precisa demonstrar quem você é, e que tem alguma ligação com aquele setor. Nos devemos perguntar porque esses milionários agora escolhem o futebol. Deveria existir maior controle, sobretudo em um período de incerteza econômica como esse”, indicou o dirigente.